1950-1961. A era Kubala

O clube cresceu graças ao grande empenho dos aliados.

Durante a década de 1950, o número de membros do clube aumentou cerca de 26.300 membros para 52.791, um aumento de pouco mais de 100%.

A chegada de Ladislao Kubala teve um papel muito importante nos sucessos do Barça e se tornou ídolo para os torcedores. As vitórias da equipe e o lendário Kubala foram fatores chave na conquista da lealdade dos fãs. O Barça se tornou cada vez mais importante na sociedade catalã.

O clube precisava de um estádio maior. Em 1953, o slogan da campanha eleitoral de Miró-Sans era "Precisamos, queremos e teremos um novo estádio" e foi decisivo para se tornar o novo presidente do Barça. A construção do Camp Nou foi uma afirmação do impulso da organização para a modernização.


KUBALA O HERÓI DA DÉCADA


Josep Samitier, secretário técnico do clube, trouxe Kubala para Barcelona. Foi um dos jogadores que mudou a história do Barça e que se tornou lendário entre os fãs do clube. O gênio húngaro aplicou novas técnicas de futebol que não tinham sido vistas antes e isso foi incrível para os torcedores.

O terreno de Les Corts se tornou muito pequeno para o excelente jogo de uma equipe que dominou o futebol espanhol e teve um bom desempenho a nível europeu. Ninguém duvidava que o clube precisava de um estádio maior.


O CASO DI STEFANO


Em 1953, o FC Barcelona chegou a um acordo com o River Plate para assinar com Di Stefano, o River era o clube que detinha os direitos do jogador. No entanto ao mesmo tempo o Real Madrid realizou negociações com o Milionarios, clube onde o jogador estava jogando atualmente. Como se tratava de um grande jogador, com apoio franquistas houve uma estranha manobra federativa, declarando que o jogador deveria jogar temporadas alternadas em cada clube e que iria fazer sua primeira temporada pelo Real Madrid. O Barça foi contra o veredito e abandonou a contratação. 

O Barça de Kubala e o Madrid de Di Stéfano competiram durante muitos anos pela dominação do futebol espanhol.


ABERTURA DO CAMP NOU


O Camp Nou começou a ser construído em 1954 e foi finalizado três anos depois. O campo foi inaugurado em 24 de setembro de 1957. Diversos atos comemorativos ocorreram neste dia da inauguração, inclusive um jogo contra a seleção de Varsóvia. O Barça teve sua primeira vitória no estádio por 4-2. Eulogio marcou o primeiro gol.

O estádio teve uma capacidade inicial de 93.053 torcedores. Hoje o Camp Nou é o estádio com maior capacidade na Europa, acomodando 98.772 torcedores.


Camp Nou no dia da sua inauguração | FCB ARCHIVE








Fonte: FC Barcelona



Comentários