A possibilidade de assinar com jogadores estrangeiros trouxe ao Barça a chance de realizar o seu sonho da época que era assinar com Johan Cruyff.
Em 1969, Agustí Montal Costa venceu as eleições e se tornou presidente do clube. Seu programa insistia no envolvimento dos membros e estava comprometido com a idéia de que todos os membros veriam suas opiniões refletidas através de seus votos. Em 1973, Montal foi reeleito presidente; O seu slogan eleitoral era "o Barça é mais que um clube".
A temporada 1973/74 assistiu a chegada da estrela Johan Cruyff em Barcelona, o jogador já era consagrado por ter sido protagonista nos 3 títulos seguidos da Taça dos Campeões pelo Ajax, e que era o torneio que o Barça mais almejava até porquê ainda não tinha conquistado ele.
A CHEGADA DE JOHAN CRUYFF
Para acabar de uma vez por todas com a má sorte do clube, uma estrela era necessário para despertar o interesse entre os fãs. O escolhido foi Johan Cruyff, o atacante holandês que havia triunfado em toda a Europa com o AFC Ajax de Amsterdã. Em 13 de Agosto de 1973, Cruyff ingressou no Barça. Ele se tornou o líder de uma equipe talentosa, treinada por Rinus Michels, que trouxe o Camp Nou de volta à sua antiga glória. Cruyff demonstrou um estilo inteligente de jogo e técnica incrível.
Porém sua vinda causou um certo escândalo pois era a contratação mais cara do futebol até então, o valor era tão alto que o governo espanhol não aceitou a transferência. Ele só conseguiu ser levado porque foi oficialmente registrado como uma peça de máquina de agricultura.
Em sua primeira temporada o craque levou o Barça a reconquistar o título da Liga Espanhola, quebrando um jejum com direito a uma goleada em cima do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu por 5-0. Cruyff recebeu sua 3° Bola de Ouro pelo feito.
A estrela holandesa foi para a história por alguns momentos inesquecíveis, como o seu memorável gol contra o Atlético de Madrid. Cruyff voou no ar para interceptar a bola de Rexach e bater o goleiro, Reina.
Cruyff marcou um de seus gols mais fomos em cima do Atlético de Madrid | FCB ARCHIVE |
BARÇA E CATALUNHA
Durante a presidência de Montal, ele defendeu avidamente a restauração do catalanismo e se colocou firmemente ao centralismo no futebol, tal como exercido pela Federação Espanhola de Futebol e pela Delegação Desportiva Nacional. Sua influência levou Futbol Club Barcelona a começar a recuperar seus símbolos e origens, começando com o nome do clube que tinha sido mudado para um som mais espanhol após a Guerra Civil.
A temporada de 1975/76 coincidiu com a reviravolta política dentro do regime franquista. Em 28 de Dezembro de 1975, teve lugar um encontro entre Barça e Real Madrid, durante o qual uma enorme exibição de bandeiras da Catalunha foi vista pela primeira vez no Camp Nou. Os torcedores tinham contrabandeado as bandeiras em segredo. Foi apenas um mês desde a morte de Franco.
O jogo foi transmitido na televisão, O que significa que a visão de milhares de bandeiras acenando em todo o Estádio fez um enorme impacto. O Barça venceu o jogo, com um gol de Rexach no último minuto, o que fez a vitória ainda mais emocionante.
Durante a última temporada da presidência de Montal, o Barça prometeu apoio a favor do restabelecimento do governo catalão.
O jogo foi transmitido na televisão, O que significa que a visão de milhares de bandeiras acenando em todo o Estádio fez um enorme impacto. O Barça venceu o jogo, com um gol de Rexach no último minuto, o que fez a vitória ainda mais emocionante.
Durante a última temporada da presidência de Montal, o Barça prometeu apoio a favor do restabelecimento do governo catalão.
FONTE: FC Barcelona, Wikipédia
Comentários
Postar um comentário
Curtiu o post? Ta curtindo o blog? Deixe sua mensagem falando o que ta achando e se gostar recomende para os amigos. Valeu galera!