Feliz Cumpleaños à lenda Carles Puyol

Puyol na temporada 2009/10

Carles Puyol Saforcada

Nascido em 13 de Abril de 1978, na cidade de La Pobla de Segur - Catalunha, em 1995 chegou nos juniores do Barcelona, Puyol começou a carreira profissional no Barcelona B no ano de 1997, em 1998 o Barcelona aceitou uma oferta do Malaga pelo jogador, mas Puyol se recusou a deixar o clube, um ano depois foi promovido para a equipe principal, graças ao técnico Louis Van Gaal (No Barcelona B Puyol jogou 86 partidas e marcou 6 gols). Se destacava muito pela marcação e o jeito bruto de jogar (mas sem cometer muitas faltas ou ser desleal) e por jogar com as duas pernas por esse motivo sempre que preciso o jogador era escalado tanto na lateral direita quanto na esquerda. 

Em 2 de outubro de 1999 fez sua estreia pelo time principal do Barcelona e o time saiu com a vitória por 2 a 0. No ano de 2003 o jogador já havia ganhado a titularidade, e o Barcelona passava por uma grande crise (que durou até o ano seguinte), no mesmo ano o Manchester United mostrou interesse em contratar o zagueiro porém não aconteceu, com certeza Puyol que tinha muito amor pelo clube não aceitou a proposta (por isso é um dos jogador que eu mais admiro pois não se vende por dinheiro).

Seu primeiro título veio na temporada 04/05, o Barcelona conquistava depois de um bom tempo a La Liga, depois do primeiro título em sua carreira pelo Barcelona vieram muito mais, no total 6 títulos da La Liga, 3 Liga Dos Campeões da UEFA, 6 Supercopa da Espanha, 2 Copa do Rei, 2 Supercopa da UEFA, 2 Mundial de clubes Da FIFA, 1 Copa Audi e 11 Troféus Joan Gamper, um bela carreira.

Em 2014 no dia 4 de março anunciou que encerraria sua carreira no fim da temporada, sua aposentadoria foi motivada por diversas lesões sofridas nos últimos anos e despediu-se do clube em 15 de Maio de 2014.

Carles Puyol é uma lenda do futebol, liderou uma geração histórica da seleção espanhola, sem dúvidas a melhor geração do país. Ganhou tudo como jogador, e apesar de ser firme na sua marcação ele era justo e leal a todos os rivais, sempre procurava pelo fair play, não gostava de confusão e todos o respeitavam em campo. 

Três casos bem interessantes dessa lenda foram, a primeira, quando jogava naquela geração de Ronaldinho, Puyol tinha sido empurrado por um jogador adversário, mas ao invés de ir tirar satisfação e causar um tumulto maior, ele ficou na dele e até impediu que Ronaldinho fosse tirar satisfação. Outro caso foi quando o Piqué teria sido atingido por algum objeto, porém um objeto pequeno que não causaria aquela dor que ele encenou fazer, mas Puyol tomou o objeto de Piqué, jogou pra fora do campo e mandou ele voltar pra marcação, uma cena até engraçada por sinal haha. O terceiro caso foi quando após um gol, os brasileiros Dani Alves e Thiago Alcântara (naturalizado espanhol) fizeram uma dancinha comemorando, Puyol com toda sua experiência e liderança, sabia que aquilo poderia ser interpretado mal e logo chegou para acabar com a graça. 

Um exemplo como jogador e mais ainda como pessoa. Queremos dizer que jogadores como Puyol estão fazendo muita falta nesse elenco do Barça principalmente hoje, ta fazendo falta um jogador com aquela garra e determinação, que não tinha medo de nada e enfrentava qualquer situação, além de ser um excelente líder, e isso faz muita falta no Barça hoje, um líder como Puyol. Parabéns ao nosso eterno capitão!


Vídeo do canal "DaneDoSantos"

Comentários