1996-08. Um recomeço catalão com um toque mágico brasileiro

Ronaldinho foi o grande responsável pelo grande recomeço de um clube que vinha desacreditado.

Em 1996 a chegada de outro grande atacante brasileiro após Romário seria o jovem Ronaldo que chegou e encantou a torcida e o mundo com o seu futebol explosivo, habilidoso e sua facilidade de fazer gols, nessa época ele recebeu o apelido de El Fenômeno, foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA jogando pelo Barcelona. Ronaldo seguia muito feliz na Catalunha e vivia seu auge, porém um espantoso anuncio de que ele sairia do clube surgiu e ele seguiu outro rumo. Ficou apenas uma temporada no clube mas uma temporada inesquecível.

Em 1999 o clube completava seu centenário, 100 anos de vida e o clube ainda continuava de pé e sendo apoiado cada vez mais. Houve uma linda festa no Camp Nou relembrando toda a história orgulhosa do clube e essas comemorações duraram o ano inteiro entre os fãs. A partida que celebrou a comemoração de 100 anos da fundação foi jogada contra nada menos que a Seleção Brasileira, o jogo festivo terminou em 2 a 2, marcando também um reencontro da torcida com os ídolos Ronaldo e Romário, que jogaram pelo Brasil, bem como os atletas do clube Rivaldo e Giovanni.


Em 1999, as comemorações do centenário do clube | FCB ARCHIVE


Quem chegou para substituir Ronaldo foi outro grande craque brasileiro, Rivaldo um canhoto que também encantou os torcedores com seu futebol, grandes atuações foram vistas, como arrancadas, dribles desconcertantes, passes mágicos e muitos gols. Os gols aconteceram de todos os tipos, do meio de campo, de bicicletas e voleios, de falta, de cabeça, de cobertura, entre muitos outros. Suas jogadas espetaculares pelo Barcelona o transformou no melhor jogador do mundo.

Após 3 anos em declínio sem vencer títulos, sem o craque Rivaldo que foi para o Milan e vendo o ídolo Ronaldo indo para o rival Real Madrid, o Barcelona se viu obrigado a buscar um grande jogador que pudesse mudar aquela situação, a primeira opção seria Beckham que brilhava no Manchester United, mas com o acerto dele também para o Real Madrid o Barcelona foi buscar em Paris outro craque brasileiro, Ronaldinho Gaúcho chegou no Barça para colocar de vez o clube no topo. Para muitos fãs (principalmente brasileiros), Ronaldinho é o maior jogador do FC Barcelona, apesar de ter vivido apenas duas temporadas fantásticas com o clube, o que ele fez nesse período foi algo surreal e que muitos dizem que jamais outro jogador irá fazer. Foi outro craque brasileiro a receber o prêmio de Melhor do Mundo jogando pelo Barça, ele foi eleito duas vezes seguidas em 2005 e 2006. Um acontecimento histórico foi numa partida contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, Ronaldinho teve uma grande atuação fazendo dois gols e curiosamente foi aplaudido pela torcida merengue que se rendeu ao seu futebol mágico.


A chegada de Ronaldinho mudou a história do clube | FCB ARCHIVE


A temporada 2005-06 foi consagrada com a conquista da Liga dos Campeões. Em 17 de Maio 2006, o Barça teve seu nome gravado no troféu da Liga dos Campeões pela segunda vez após vencer o Arsenal por 2 a 1 em Paris. Os gols de Eto'o e do improvável Belletti iluminaram o Stade de France. Foi a vitória do futebol alegre, o chamado "jogo bonito", um estilo ousado, aclamado em todo o mundo. 


O segundo título de Liga dos Campeões do Barça | Getty Images









FONTE: WikipédiaFC Barcelona




Comentários