Aonde o Barça errou no fracasso dessa La Liga?

Tivemos fé e acreditamos até o fim, mas o esperado aconteceu, Real Madrid se sagrou campeão e devemos olhar para essa temporada analisando o que foi feito de errado para que não se repita de jeito nenhum na próxima temporada.

Muitos vão olhar e dizer que o Barcelona seria campeão se a arbitragem não tivesse favorecido o Real durante o campeonato, e de fato isso aconteceu, o que ninguém sabe é se foi intencional ou se a arbitragem na Espanha ta sendo tão incompetente quanto a do Brasil por exemplo. Mas não vamos nos apegar a isso nesse post, talvez em um próximo post eu possa falar disso mas hoje vamos analisar somente os erros do próprio Barcelona.

No jogo de ontem tivemos um resumo quase completo do que foi o Barcelona nessa atual temporada, falta de tática, erros individuais, defensivamente frágil deixando muitos espaços vazios, meio de campo sem inspiração e a dependência do trio MSN que até antes de tomar os 2 a 0 vinha sendo muito incompetente.

Suárez não acreditou no gol perdido por Messi | Getty Images


Além dos erros dentro de campo, fora de campo todos sabem o que a diretoria fez nessa temporada com os "reforços" e a falta de caráter com Daniel Alves o melhor lateral direito do mundo. Se na temporada passada o time sofreu por não ter opções no banco de reservas, nessa o time sofreu por ter essas opções mas que juntos não valem por um. Jogadores como André Gomes, Paco Alcácer e Digne que claramente não tem o perfil para jogar no Barcelona. Luis Enrique como treinador teve seu dedo nessas contratações também.

Mas a culpa não vai ficar apenas nos erros de Luis Enrique, os erros individuais dos jogadores foram mais graves do que qualquer outro. defensivamente praticamente todos tiveram erros individuais e ofensivamente jogadores como Neymar, Suárez, Rakitic entre outros foram incompetentes em muitos momentos que a oportunidade de fazer o gol decisivo surgia, quase sempre pela criação de Lionel Messi.

Contra o Málaga fora de casa após o Real ter empatado com o Atlético e principalmente no jogo do Camp Nou, contra o Deportivo La Coruña e contra o Bétis os dois fora de casa, foram jogos cruciais para o fracasso dessa La Liga. Mas o jogo principal desses tropeços foi contra o Alavés no Camp Nou que o Barça perdeu por 1x2, estava ainda no começo da temporada e os erros defensivos naquele jogo foram extremos, além de que o trio MSN passou em branco e o único gol da equipe foi feito por Mathieu. Com a vitória nesse jogo poderíamos ter sido campeões ontem e principalmente se Luis Enrique tivesse corrigido esses erros o quanto antes talvez o Barça poderia ter tido mais sucesso nessa temporada.


Derrota do Barcelona para o Alavés no Camp Nou


Todos esses pequenos tropeços só nos mostram que nossa equipe poderia ter sido campeã dessa La Liga. Mesmo todos comparando o elenco do Real Madrid com o do Barcelona e claramente o elenco deles está mais forte nessa temporada, no confronto direto não perdemos e tivemos uma vitória memorável pra cima deles em pleno Bernabéu, desempatando o jogo nos últimos segundos, com o segundo gol de Messi na partida, fazendo o seu gol número 500° pelo Barça e comemorando de forma histórica. Tem coisa melhor que isso?!

Foram grandes momentos como esse que fazem com que essa temporada não seja totalmente esquecida, agora é aguardar os reforços para a próxima temporada e o novo treinador que será anunciado dia 29, dois dias depois da decisão da Copa do Rei que também será importante para essa temporada, e se o Barça for campeão não se esqueçam que teremos uma decisão entre Barcelona e Real Madrid pela Supercopa da Espanha, e nada melhor para começar a temporada 2017/18 conquistando esse título em cima deles.




Comentários