Mais do que apenas um título da Copa do Rei: Coisas especiais ocorreram na final de ontem

No mesmo 27 de maio, se apresentava Luis Enrique para a torcida culé, mas não como técnico, como jogador. Vindo justamente do nosso maior rival Real Madrid, Lucho conseguiu ter uma identificação muito grande com a torcida e assim se tornar ídolo do clube, conquistando títulos, fazendo muitos gols, gols em seu ex-clube e comemorando de forma memorável, sendo capitão e comandando uma equipe que vivia uma fase difícil no começo dos anos 2000.

Usava a camisa número 21, e coincidente ou não há exatos 21 anos depois de sua contratação como jogador pelo clube, Luis Enrique fez sua despedida fechando seu ciclo como treinador do clube com chave de ouro. A temporada foi longe de ser excelente, mas mesmo assim não apagou todas as conquistas que ele teve desde que assumiu o comando da equipe. Nesses três anos Lucho conquistou 9 títulos, sendo eles todos os possíveis, e na sua despedida conquistou seu último título que para muitos pode não ter sido tão grandioso, mas tem um valor muito especial.

Luis Enrique comemorando muito seu último título com o Barça

Outro grande merecedor desse título foi com certeza Lionel Messi. Se coletivamente a equipe fracassou na temporada, individualmente Messi 'destruiu', jogou muito e terminou a temporada voando, ontem mais uma vez tivemos o prazer de presenciar a genialidade desse GÊNIO do futebol, participou de todos os gols. Fez um com um chute de uma precisão sensacional, depois deixou André Gomes livre pela direita para ele poder dar a assistência pro gol do Neymar, e por fim deu uma assistência para Paco Alcácer após outra de suas jogadas incríveis passando por todos marcadores.

Messi mostrou que ainda continua jogando em alto nível apesar da idade. Se do outro lado um jogador teve que se adaptar a outro estilo de jogo para poder continuar rendendo e ser considerado de forma ridícula como o "melhor do mundo", Messi por sua vez não mudou nada no seu estilo de jogo, pelo contrário, apenas evoluiu e se tornou mais completo ainda, tanto no seu futebol quanto na sua personalidade se tornando cada vez mais um líder.

Novamente vimos aonde foi o grande erro do Barcelona nessa temporada, a defesa frágil e com uma falha ontem de Piqué e Cillessen quase resultaram em gol. Mas o gol do Alavés veio em uma linda cobrança de falta do jogador Theo Hernández, aquele mesmo que "quebrou a perna" do nosso único lateral de oficio em uma jogada desnecessária. A essa altura o jogo tinha empatado em 1x1, mas graças a Messi, ainda no primeiro tempo o jogo já se resolvia.

Messi comemorando com sua linda família

Como já disse, foi contra o próprio Alavés que perdemos o nosso único lateral direito de oficio, Aleix Vidal foi vítima de um ato violento do seu adversário. Ontem novamente contra Alavés, Vidal recebeu autorização dos médicos para poder ser relacionado para a partida. Após 3 meses parado, Vidal entrou ontem nos 10 minutos finais e a esperança de que ele possa ser a nossa solução para a lateral direita voltou.

Outro jogador que teve uma partida especial foi o nosso grande André Gomes, mas em uma função diferente. Mascherano que começou fazendo a lateral direita, infelizmente sofreu um corte na cabeça após uma dividida e teve que sair do jogo, a única alternativa foi improvisar André Gomes na lateral.

Luis Enrique já vinha fazendo isso em outros jogos, parece que estava adivinhando o que iria acontecer. E só pra lembrar, Sergi Roberto estava suspenso e por isso não jogou. Mas André Gomes jogou muito bem e ainda deu uma assistência, quem sabe na próxima temporada ele possa mostrar realmente que pode ser útil para o Barcelona.

Paco Alcácer, outro questionado durante a temporada, ontem fez o gol que decretou a vitória do Barça ainda no primeiro tempo. Com certeza um jogo muito especial pra ele também.

Por fim, um acontecimento histórico foi a marca de 30 títulos dessas lendas com a camisa do Barcelona. Andrés Iniesta e Lionel Messi são gigantes, tantos títulos assim por um clube só são para poucos, somente jogadores desse nível tem esse privilégio. Até imagino as tantas homenagens que teremos para esses dois ao fim de suas carreiras no mundo inteiro, você sendo torcedor do Barcelona ou não, sei que o privilégio de ter visto esses caras jogarem é enorme.

Os dois maiores jogadores da história do FC Barcelona

E assim se termina a temporada 2016/17. Agora vamos deixar os jogadores descansar e curtir suas férias para que possam voltar voando. Vamos também ficar atentos nas contratações que o clube ira fazer e que sejam jogadores de muita qualidade pro nível do Barça para que assim possamos voltar a dominar o futebol mundial. Amanhã será anunciado oficialmente quem será o novo treinador, tudo indica que será Ernesto Valverde mesmo. 

Que venha a temporada 2017/18 e se preparem que será uma temporada gloriosa!





Comentários