Obrigado por tudo Luis Enrique

O treinador espanhol viveu 3 anos de muitas glórias com o Barça e vai deixar marcada uma bela história no clube


Hoje o nosso grande treinador faz o seu último jogo com o Barça no Camp Nou, teremos uma bela homenagem da torcida para ele hoje, ele que já havia anunciado que deixaria o Barcelona ao fim da temporada se despede do clube mas com a cabeça erguida sabendo que foi um treinador vitorioso.

Luis Enrique foi um grande jogador além de técnico, foi um dos poucos que jogou pelo Real Madrid e Barcelona, mas mesmo tendo jogado no grande rival ele sempre disse que se identificou muito mais com o Barcelona do que com o rival e que é um torcedor do Barça. 

Como jogador fez muito sucesso fazendo muitos gols e se tornou ídolo como jogador, pelo Barça ele anotou 108 gols em 300 jogos. Em 2004 ele se aposentou e foi começar sua nova jornada como treinador. Em 2008 começou a treinar o Barcelona B substituindo Pep Guardiola que havia sido chamado para treinar a equipe principal.



No Barça B obteve grande sucesso, comandando jogadores como Sergi Roberto, Thiago Alcántara, Marc Bartra, Montoya e Jonathan Soriano. Na temporada 2010/11 Luis Enrique conseguiu um grande feito, chegou ao maior número de pontos da história do Barça B pela segunda divisão.

Após esse grande feito ele foi convidado pelo Roma da Itália para treinar a equipe principal, mas ele não obteve grande sucesso lá e decidiu voltar para a Espanha, aonde na temporada 2013/14 acabou treinando o Celta de Vigo aonde ele encontrou lá Rafinha que havia sido emprestado pelo Barça. Fez uma boa campanha terminando o campeonato em 9° e recebeu muitos elogios pela sua personalidade vencedora.

Na temporada 2014/15 o time principal do Barcelona o chamou para ser treinador da equipe. Logo na sua primeira temporada ele teve um grande sucesso contando com um trio de ataque poderoso que acabava de se formar, o futebol bonito e muito mais ofensivo encantou o mundo inteiro, Luis Enrique manteve a filosofia da equipe com posse de bola mas tornou a equipe com um poder ofensivo muito maior e já na sua primeira temporada conquistou o triplete e tornando o Barça no único clube na Europa a ter dois tripletes.



A temporada seguinte foi mais brilhante ainda a menos por um período curto de fracasso que levou a equipe a uma eliminação na Liga dos Campeões, o time vinha jogando muito e qualquer um que entendia de futebol sabia que o Barcelona caminhava para o próximo título da Champions. Mesmo com esse fracasso Luis Enrique terminou a temporada com 4 títulos (Supercopa da UEFA, Mundial de Clubes, Liga Espanhola e a Copa do Rei).

Para a sua infelicidade essa última temporada sob comando da equipe foi uma das mais fracassadas dos últimos anos, o Barcelona perdeu totalmente o seu poder no meio de campo e passou a depender muito do trio de ataque. A defesa também não passava confiança e com isso o Barça passou vexames perdendo por 4 a 0 do PSG e 3 a 0 da Juventus, os dois fora de casa.

Na Liga Espanhola também perdeu jogos que não poderia perder, fazendo com que a equipe chegasse na última rodada dependendo de um tropeço do Real Madrid. No entanto, para um clube como o Barça, os fracassos é o que menos fica marcado na memória dos torcedores.



Sem dúvidas o que a gente mais vai se lembrar dessa temporada será da famosa virada histórica pela Liga dos Campeões, após perder por 4 a 0 para a equipe do PSG fora de casa, no jogo de volta no Camp Nou, o Barcelona reverteu o placar fazendo 6 a 1, um jogo que emocionou milhões de torcedores pelo mundo inteiro, até porque o gol da classificação veio nos 30 segundos finais.

Luis Enrique foi um grande treinador no Barça, chegou com personalidade e conquistou com a equipe 9 títulos em 3 temporadas, com certeza está marcado na história e espero que ele possa melhorar cada vez mais como treinador e em um futuro próximo voltar ao clube muito melhor do que foi e assim ter mais sucesso ainda na equipe.



"Na próxima temporada estarei no Camp Nou em muitos jogos como sócio. Não vou embora, não é um adeus, é um até logo", disse Luis Enrique em coletiva de imprensa antes do seu último jogo no Camp Nou.

Comentários