Parem de chorar, Messi mereceu sim a Bola de Ouro de 2010!!!

Até hoje muita gente escandaliza a premiação da Bola de Ouro de 2010, principalmente na internet, dizendo que foi injustamente premiada à Lionel Messi. 

Uns dizem que o merecedor foi Xavi, outros apontam Iniesta como o verdadeiro vencedor, e a grande maioria desses que são contra Messi, afirma com toda certeza que Sneijder foi o Melhor Jogador do Mundo em 2010.



Vamos falar especificamente sobre Sneijder e deixar de fora Iniesta e Xavi. A minha opinião sobre uma premiação dessas, é que ela deve ser dada para o jogador que mais encantou o mundo com seu futebol durante o ano. Essa mania de olhar apenas os números e as conquistas do jogador para se decidir quem foi o melhor é totalmente irrelevante.

Claro que são critérios que podem ajudar na hora de uma indecisão, mas é muita ignorância você fechar os olhos para um jogador que faz mágica em campo, algo que não se via há algum tempo, e apenas olhar para o jogador que obteve mais sucesso coletivamente, sendo decisivo em dois ou três jogos de uma Liga dos Campeões por exemplo.

Para se falar a verdade, essa premiação é um tanto quanto confusa, pois não se sabe ao certo se o prêmio é para o melhor jogador em atividade no planeta, ou se é apenas para o jogador que obteve mais sucesso no ano, tendo conquistas importantes com seu time e sendo decisivo em alguns jogos chaves. Pois não necessariamente o jogador que joga o melhor futebol, que faz chover em quase todos os jogos, vai ser o que terá mais sucesso na principal competição europeia, já que isso não depende somente dele, e sim do time como um todo.



Sneijder foi sim essencial para a conquista da Liga dos Campeões da Inter nesse ano, jogou muito, e mesmo assim não foi tão importante por exemplo quanto Diego Milito foi, que decidiu os jogos marcando gols, inclusive 2 só na grande decisão contra o Bayern de Munique. 

Lembrando também que essa Bola de Ouro era dita como a mais imprevisível dos últimos anos, ninguém apontava o grande favorito, mesmo Sneijder tendo vencido tudo com a Inter e chegado à final da Copa do Mundo jogando muito, o que se sobressaiu foi o futebol jogado por Messi em campo que era algo inacreditável ainda. 

A verdade é que só nesse jogo contra o Arsenal, o argentino jogou muito mais do que Sneijder jogou na competição inteira, isso é fato!



Falando agora da Copa do Mundo que foi importante também nesse ano de 2010, competição na qual Sneijder realmente foi muito superior a Lionel Messi. 

Muitos olham como uma péssima Copa do argentino, pelo fato dele não ter feito gols, mas não foi bem assim, Messi foi bem abaixo do esperado sim, mas continuou driblando, dando passes e chutes como só ele sabe, mas infelizmente não contou com a sorte e nem com uma equipe organizada, a seleção da Argentina estava muito mal comandada por Diego Maradona.

Sneijder no entanto, levou a Holanda para a final com atuações grandiosas, ele fez 5 gols mesmo sendo um jogador mais armador de jogadas do que um goleador. Inclusive nessa Copa ele fez o seu primeiro gol de cabeça na carreira, só faltou mesmo o título para coroar como a Copa perfeita para ele, mas individualmente foi incrível do mesmo jeito.



O grande problema é acharem que ele foi o melhor do ano por ter feito uma grande Copa do Mundo, ou seja, querendo resumir um ano inteiro em apenas 7 jogos. Se ele fez mesmo uma grandiosa Copa do Mundo, carregando a seleção da Holanda nas costas até à final, então que ele tivesse vencido o prêmio de Melhor Jogador da Copa e ponto, e nem isso ele venceu.

Lionel Messi é o início, o meio e o fim das jogadas do Barcelona, ele dita o ritmo de jogo, dá muitas assistências, faz grandes lançamentos, organiza o jogo, finaliza como ninguém, faz golaços e dribles espetaculares, fazendo valer cada centavo que o torcedor gastou para poder ver o espetáculo que ele produz em campo, e em 2010 mais do que nunca, já que era uma época em que ele vivia praticamente seu ápice, se hoje na casa dos 30 ele continua sendo quase imparável, imagina um garoto voando com 22/23 anos.




Além de tudo que o argentino jogou no ano de 2010, ele ainda marcou 60 gols em 64 jogos, uma marca incrivelmente espetacular. Mesmo assim, o real motivo dele ter sido eleito o Melhor do Mundo não foi as estatísticas

Messi é um gênio. Ronaldinho foi eleito o Melhor do Mundo em 2004 tendo apenas 20 gols no ano e sem ganhar nenhum título, provando que a mágia que ele apresentava dentro de campo superou todos os critérios de números e títulos conquistados, e o mesmo aconteceu com Messi, não tem o que reclamar.

Sem desmerecer o futebol do holandês Wesley Sneijder, que realmente jogou muito mesmo em 2010, mas comparar um craque com um gênio da bola não tem condições.



Comentários