Do menino tímido ao homem de personalidade: As grandes mudanças de Lionel Messi ao longo de seus 30 anos
Diferente da maioria dos jogadores, Messi ao longo dos anos não mudou drasticamente em sua forma de jogar futebol, na verdade, ele possui o mesmo estilo genial que já possuía desde as categorias de base. No entanto, suas grandes mudanças são notáveis na personalidade e em sua aparência, a cada ano que passa o jogador aparecia com um visual um pouco diferente, mas nos últimos anos, essas mudanças aconteceram radicalmente.
Quem conheceu Lionel Messi até 2014, jamais imaginaria que um dia o argentino viesse a ter várias tatuagens, que mudaria radicalmente o estilo de seu cabelo pintando de loiro ou que fizesse comemorações com toda sua alma e coração. Pois é, mas tudo isso mudou nos anos seguintes.
Alguém poderia imaginar que essa criança seria o melhor jogador de todos os tempos? Sua avó Celia pressentia algo. Ela sempre acompanhou Messi aos treinos na Argentina, e hoje o argentino sempre dedica seus gols a ela, levantando os dois dedos para o céu. Messi inclusive já contou uma história sobre sua avó. "Eu tinha quatro anos, jogava no Grandoli e faltava um jogador. Minha avó pediu para me colocarem no jogo, que eu iria salvar a partida. O treinador disse, não, ele é muito pequeno. Continuaram a discutir, até que me colocaram e eu marquei dois gols."
15 de fevereiro de 2002. Lionel Andrés Messi, tinha 14 anos, era a temporada 2001-02, e estava a meio caminho entre o infantil A e o Juvenil B do Barça. Ele era só um pré-adolescente, mas nessa época já somava números incríveis: 21 gols em apenas 14 jogos. Em La Masia era conhecido por seus dribles e sua extrema timidez no vestiário.
Essa é uma imagem que sempre chamou atenção, talvez porque não estamos acostumados a ver Messi com o cabelo tão curto, e por seu olhar como se fosse um bebê que fica impressionado com as novidades do mundo. Nesse momento Messi era um pré-adolescente que estava vivendo com muita dificuldade de morar em outro país longe de sua família.
O olhar de Messi quando está concentrado na partida é diferente, ele parece estar em um mundo só dele, e nada ao redor atrapalha sua concentração. A imagem corresponde ao troféu Joan Gamper em 2005 contra a Juventus.
Era o ano de 2007 e ele já era uma das estrelas da equipe principal. Messi conhece as hierarquias de um vestiário de primeiro nível.
No ano de 2008, chega Pep Guardiola, e com ele um novo Barça e um novo Messi. O argentino se torna a grande estrela da equipe com a saída de Ronaldinho.
2011. "Ele é o melhor. Não há outro. Sempre poderei dizer que eu o treinei" (Guardiola sobre Messi). Nesse momento ninguém contestava o reinado de Messi, estava anos luz acima de todos os outros. Cada vez mais ele ia se sentindo confortável com a mídia. Já não era mais aquele cara que se sentia mal nas sessões de fotos ou diante dos microfones.
2012. Messi abandona o estilo mullet (um clássico entre os jogadores argentinos) e deixa seu cabelo com um estilo bem mais moderno e uma barba rala. Com esse visual ele deixa para trás aquela imagem de adolescente e ganha seu primeiro filho Thiago, que nasce neste ano.
2015. Coincidentemente ou não, as drásticas mudanças de personalidade e visual começaram após as grandes amizades que fez com seus companheiros de ataque Neymar e Suárez.
2016. Após perder mais uma final com a Seleção da Argentina, Messi resolveu mudar drasticamente e começou essa mudança pelo visual. Platinou totalmente seu cabelo, que ao longo do tempo foi perdendo a cor loira e voltando ao normal. Além do cabelo, deixou também a barba crescer ao estilo lenhador que também está muito na moda.
Ainda em 2016, Messi liderou seu grupo da seleção em um protesto contra a mídia que divulgaram informações supostamente falsas sobre seu companheiro Lavezzi, e causou muita surpresa já que não era habitual ver Lionel Messi adotando essa postura.
2017. Os dois grandes momentos do Barça na temporada 2016/17 tiveram comemorações épicas do argentino, mostrando muita personalidade e mostrando seu lado emotivo, comemorando com muita alma e coração, o que poucas vezes vimos em sua carreira.
Jorge Valdano, ex-jogador e escritor argentino, colocou assim em seu livro chamado Futebol: o jogo infinito (Fútbol: el juego infinito); "É essa condição de homem imperturbável que o mantém a salvo de qualquer confusão, ou será um grande ator capaz de esconder a tempestade furiosa de seu interior?"
Vamos analisar agora cada mudança do argentino desde a criança imatura, até o homem maduro e com mais de liderança que se mostra hoje. Tire suas próprias conclusões sobre as mudanças do craque.
Sua avó já sabia
O menino genial que vivia quieto no vestiário
Uma timidez que já era conhecida quando ele foi para a escola ainda em Rosário na Argentina. Lá ele se comunicava com os professores através de uma amiga. Seus companheiros no Barça lembram como foi difícil para conseguir uma palavra daquele menino que quando entrava em um campo se transformava.
As dificuldades de se adaptar em uma nova realidade
A grande joia do Barça
Era outro Messi. Com seu clássico cabelo comprido daquela época. Com a camisa 30 nas costas e usando chuteiras da Nike. Naquela noite, Messi teve uma atuação brilhante que até hoje está bem presente na memória dos que presenciaram. Ainda era o garoto que vivia a fase de transição entre a categoria de base e o time principal, mas já era visto como uma grande joia.
Inocência interrompida
Nessa fase, seu corpo já estava em conformidade com os atletas de elite; ganhou muita massa muscular, e seu corpo já não correspondia mais com seu rosto ainda com espinhas de um adolescente.
Uma nova fase na vida de Messi
Um estrelato que vai aumentar ainda mais com a saída de Eto'o na temporada seguinte.
Os primeiros sinais de barba e o primeiro romance assumido
Messi já estava com outra cara. Com os primeiros sinais de barba, o argentino com 22 anos deixava aos poucos a imagem de garoto para trás. Nesse ano de 2009, Messi recebeu sua primeira bola de ouro.
Nesse mesmo ano, ele assumiu um romance com Antonella. Uma menina que parece ser o par ideal para Lionel Messi. Também nascida em Rosário e uma amiga de infância.
Simplesmente o melhor
Um novo visual de um homem de verdade
O início das grandes mudanças
Nesse ano, Messi fechou o braço com lindas tatuagens. No ano seguinte fechou também a perna esquerda. Além das tatuagens, Messi apareceu dias antes da final da Liga dos Campeões com um visual de cabelo que está bem na moda.
Mudança drástica no visual
O líder de seu grupo
Personalidade forte nas comemorações
A primeira, na virada histórica contra o PSG, aonde o craque foi comemorar muito junto com a torcida. A segunda mais épica ainda, tirou a camisa em pleno Santiago Bernabéu e a levantou diante de toda torcida do Real Madrid, mostrando o lado de trás da camisa com seu nome e seu número 10.
Além das duas mais famosas, teve outra ainda em 2016 que chamou bastante atenção, provocando muito a torcida do Valencia que havia atirado objetos nos jogadores do Barça durante a comemoração do gol que ele havia feito. Na provocação, Messi demonstrava muita raiva.
Messi chega aos 30 anos no auge de sua maturidade e deixando para trás qualquer rastro de sua adolescência. Vemos hoje um novo jogador e ao mesmo tempo o mesmo de sempre, muito mais maduro em sua personalidade, mas com a mesma genialidade e simplicidade de jogar futebol.
Comentários
Postar um comentário
Curtiu o post? Ta curtindo o blog? Deixe sua mensagem falando o que ta achando e se gostar recomende para os amigos. Valeu galera!