Continuar no Barcelona é o ideal se Neymar quer ser o melhor do mundo

Nesta semana saiu a informação de que o brasileiro Neymar teria aceitado jogar pelo PSG. Tudo indica por enquanto que ele vai trocar o Barça e seguir rumo a França.

Neymar busca ser o melhor do mundo

Tudo começou nessa terça-feira (28/07), quando o jornalista Marcelo Bechler noticiou a informação de que Neymar teria dito sim ao PSG e não ao Barça, e que nas próximas semanas ele seria apresentado oficialmente pelo clube parisiense.

As informações que o jornalista da Esporte Interativo trouxe foram de que, Neymar estaria começando a se sentir "infeliz" no Barcelona por ser a "sombra" de Lionel Messi na equipe, e o jogador brasileiro entendeu que para conseguir ser o melhor do mundo, ele terá que ser o protagonista de uma equipe, e o PSG se encaixou perfeitamente nisso tudo.



Não há dúvidas de que se pelo PSG o Neymar conquistar a Liga dos Campeões inédita do clube, sendo o artilheiro da equipe e o maior protagonista, ele receberá a tão sonhada Bola de Ouro, ou o The Best da FIFA. No entanto, é difícil imaginar que Neymar será tão capaz de comandar esse elenco do Paris a bater de frente com os gigantes.

Se de fato Neymar sair, ele vai estar abandonando o melhor trio de ataque formado no mundo, tanto no quesito de serem os melhores individualmente, quanto no quesito do entrosamento e da amizade que eles construíram fora de campo. 

No PSG ele vai formar um trio de ataque provavelmente junto com Di María e Cavani, mas a questão é: Será que ele vai se dar tão bem com a dupla de Paris quanto se dá com Suárez e Messi?! Ou então, mesmo que não seja necessário construir essa amizade, mas Cavani e Di María são mais capazes do que Suárez e Messi em contribuir para que Neymar seja o melhor? A resposta sem dúvidas é NÃO!

Outras duas importantes questões desse mesmo argumento: Cavani vai conseguir ser tão artilheiro e decisivo nos jogos importantes, coisa que ele não conseguiu ser ainda, como é o Suárez?! E Di María, será que vai conseguir ter uma temporada regular, sem sofrer com lesões e sem desfalcar o trio nos momentos importantes?! Porque não podemos deixar de lado o quesito coletivo, que é algo que vou falar melhor logo mais.


Dificilmente um trio será tão perfeito tecnicamente e no entrosamento como o MSN

O segundo argumento, é que o Barça possuí um elenco muito mais qualificado e um sistema de jogo ideal. Imaginemos o seguinte, com a ausência de Neymar em ambas equipes, qual time ainda possuí mais condições de vencer uma Champions? O Barcelona, não tenha dúvidas. Então, qual o caminho mais fácil para Neymar ser campeão da competição, sendo decisivo e artilheiro da equipe? Jogar pela equipe do Barça.

Mesmo com Messi sendo o maior destaque, o Neymar pode sim ter uma atuação mais decisiva em relação aos gols do que o argentino. Considerando que ele já está na faixa dos 30 e não é mais aquele garoto com o mesmo vigor físico, apesar de ainda jogar em alto nível, Messi agora pode decidir muito mais uma partida com uma construção de jogada e com uma assistência, e quem precisa aparecer mais para se aproveitar dessas assistências é exatamente o Neymar, que é o que percebemos que ele não fez nessa última temporada quando olhamos seu número de gols.

Outro grande fato é, quando um jogador joga ao lado dos melhores, a tendência se ele já for um bom jogador, é jogar mais do que o normal, certo?! Esse é o caso do Neymar jogando no Barça. Agora, quando esse mesmo jogador joga ao lado de jogadores que não estão no seu nível, a tendência nesse caso será seu futebol cair de produção, e esse será o caso de Neymar no PSG. 

Não estou afirmando que a equipe inteira do clube parisiense seja fraca, realmente tem grandes jogadores lá, mas ao meu ver, não são jogadores que irão contribuir tanto para o futebol do Neymar render o máximo quanto os jogadores do Barcelona podem contribuir.


Neymar não encontrará em Paris uma equipe tão qualificada quanto a do Barça

Não dá para simplesmente imaginar como quase todos estão imaginando, que o Neymar vai chegar nesse time do PSG e mudar tudo por lá, será que ele vai aguentar carregar o PSG para bater de frente contra os gigantes da Europa, como Real Madrid, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United ou o próprio Barcelona?! 

Não há dúvidas que o craque brasileiro possuí potencial para ser decisivo contra qualquer equipe do mundo, mas o resto da equipe não parece ter esse potencial quando vemos ela nos jogos decisivos contra os gigantes na Champions. Do que adianta por exemplo, o Neymar resolver lá na frente, mas a equipe não ter a capacidade de segurar nem uma vantagem de 4 a 0...

O treinador também entra nessa linha, não parece ser o cara certo que vai tirar o PSG dessa fila de espera. Na temporada passada foi praticamente um fracasso, além de ser covarde contra o Barça no Camp Nou, perdeu a Liga da França que estavam habituados a ganhar, até porque possuem um elenco muito mais valioso do que as outras equipes.



A verdade é que estão confiando cegamente que o Neymar poderá resolver tudo praticamente sozinho, mesmo jogando em um time limitado como o PSG, mas o fato é que nenhum jogador consegue se consagrar sem a ajuda coletiva

O próprio Messi, se não jogasse ao lado dos melhores para ajudá-lo e em um sistema de jogo perfeito para ele, não teria ganho tantas bolas de ouro como ganhou. Cristiano Ronaldo também, ele não conseguiria ser artilheiro, decisivo e conquistar todas essas bolas de ouro se não contasse com grandes jogadores ao seu lado que colaboram o máximo para que ele faça a sua parte e com um sistema de jogo que faz a equipe ser forte para vencer as principais competições. 

No PSG, Neymar não vai encontrar os melhores ao seu lado e nem um sistema de jogo que faça a equipe ter grandes chances de bater de frente com os gigantes, a estratégia nesse caso se consistirá apenas em Neymar, vão colocar tudo nas costas do brasileiro esperando que ele faça a diferença sozinho. E essa é a grande esperança do PSG, um jogador desse nível que chegue e faça a diferença sozinho, para que o clube alcance outro patamar no futebol, não terá boas estratégias e nem filosofia de jogo, a esperança será somente o diferencial do craque brasileiro.

Vai ser como era a seleção antes de Tite, tudo ficava nas costas de Neymar, ele sabe melhor do que ninguém o sufoco e a pressão que passou, e no final das contas tudo deu errado. Até que finalmente um grande treinador com muita capacidade, que convocou os melhores para jogar ao lado do Neymar, foi que a Seleção Brasileira voltou a brilhar e o grande craque do Brasil voltou a ter grandes atuações com a camisa amarelinha.


Neymar não suportou quando teve que carregar uma seleção sem estratégia boa de jogo e sem os melhores ao seu lado

Considerando todo esse raciocínio, fica claro que se ele quer realmente ser o melhor do mundo, o caminho mais fácil para ele é continuar no Barça. Além de poder se consagrar como o melhor do mundo, tem a chance de fazer história no próprio clube e quem sabe ultrapassar até Ronaldinho Gaúcho entre os brasileiros da história do Barça. 

Mas se a vontade dele for fazer panelinha com os brasileiros no clube, viver em outra grande cidade e ser muito mais remunerado financeiramente, além de simplesmente ter a sua imagem como a principal do clube já de cara, então o caminho dele está certo em ir para um clube médio como o PSG.


Comentários