Ainda é muito cedo para culpar Valverde do que aconteceu na Supercopa

A estreia oficial de Valverde como treinador do Barça não poderia ser pior


Ernesto Valverde estreou com uma derrota no Camp Nou diante do Real Madrid e um banho tático e técnico. Além disso, a equipe mostrou preocupantes carências defensivas, carências de criatividade e consistência no meio-campo e, carência enorme no ataque (salvo apenas por Messi).

No jogo de volta no Bernabéu, Valverde tentou fazer uma revolução tática com uma formação que a equipe não está nem um pouco acostumada a jogar. Uma estratégia que até pode funcionar a longo prazo, no entanto, com apenas 2 dias de preparação seria impossível que funcionasse, e o que aconteceu mostra isso. Porém, depois do que aconteceu no Camp Nou, ele era obrigado a tentar alguma mudança e fez o certo.



O treinador preencheu o meio-campo e a zaga, com três zagueiros e 4 meio-campistas, deixando apenas Messi e Suárez mais ofensivos. A ideia era tentar vencer o meio-campo do Madrid, preenchendo os espaços para não dar tanta liberdade ao sistema mais forte do time merengue. Ideia que deu totalmente errada, não propriamente pela tática de Valverde, e sim pela qualidade dos nossos meio-campistas, que eram muito lentos, enquanto o meio-campo do Real voava.

As maiores falhas dos dois jogos foram dos próprios jogadores em campo, e não vou nem citar jogadores limitados como André Gomes, Deulofeu ou Umtiti, mas sim medalhões como Piqué, Suárez, Ter Stegen e Busquets.

Para começar, Ter Stegen tomou três gols de longa distância pela grande falha no posicionamento, principalmente nos dois gols de Asensio, que foram belos chutes, mas não eram bolas indefensáveis.



Luis Suárez deu um presente para o Real Madrid no terceiro gol do primeiro jogo, um passe simples que ele conseguiu entregar de maneira bizarra.

Piqué estava indo muito bem no primeiro jogo antes de fazer o gol contra, roubando algumas bolas, fazendo uma cobertura perfeita e estava tão seguro que dentro da área ele acertou até um passe de calcanhar com o adversário logo atrás dele. Porém, após o gol contra, o zagueiro foi um desastre, qualquer um passou por ele como quis, inclusive os outros dois gols do Real Madrid foram justamente em cima dele.



Busquets que rebateu a crítica de Pep Segura contra Piqué pelos erros individuais do jogo de ida, no dia seguinte cometeu vários erros individuais também. Muito lento com a bola no pé, perdendo a posse dela algumas vezes no meio-campo e lento para roubar a bola dos meias do Madrid que estavam em uma velocidade muito acima.

Foi sem dúvidas um péssimo início para o treinador e para os jogadores. Mas como disse Messi "isso acabou de começar". Como enfatizou Piqué: "Estamos mais vivos do que parece".


Comentários