Até quando o talento de Sergi Samper será ignorado pelo Barça?

Samper sonha em brilhar no Camp Nou desde criança, porém, a falta de oportunidades é prejudicial ao jovem


Ernesto Valverde confirmou na coletiva de imprensa previa da partida de volta da final da Supercopa da Espanha, que conversou com Sergi Samper para comunicá-lo que não conta com ele para a atual temporada.

Valverde explicou que "eu falei com ele 3-4 dias atrás, vem de um empréstimo complicado, não jogou os minutos que desejava, em um clube que vive uma situação difícil, com três treinadores, e a ideia é continuar progredindo, com a concorrência aqui ele tenderá a ter menos minutos. A ideia é evoluir, e poderá ser um jogador importante no futuro, essa é a ideia."


O jovem Sergi Samper, se juntou a categoria juvenil do Barça em 2001, aos 6 anos de idade. Samper passou por todas as categorias do clube catalão, mostrando um potencial enorme, até que em 2014, Samper finalmente fez sua estreia pela equipe principal, em uma vitória por 1-0 no Camp Nou contra o APOEL FC, pela Liga dos Campeões.

Até hoje Sergi Samper conseguiu fazer apenas 12 jogos pela equipe principal, mas sempre fazendo sua função com muita qualidade, o que torna estranho não vê-lo sendo tão aproveitado. Na temporada passada ele acabou sendo emprestado ao Granada, pois o ex-treinador do Barça Luis Enrique também decidiu que não contaria com o jovem.

É triste ver um jovem da base que possui toda a identidade do clube catalão, que sonha em brilhar com a camisa blaugrana e que possui muito potencial para isso, ser rejeitado dessa maneira. As vezes é necessário sim um empréstimo de um jovem para que ele possa ser titular e ganhar mais minutos em uma equipe inferior, mas acredito que um talento desses deve ser lapidado no próprio clube.



Guardiola em 2008 fez isso com Sergio Busquets, o volante já era um jogador conhecido pelo treinador e possuía extrema qualidade, então ele logo o subiu do Barcelona B para a equipe principal. Mesmo contando no elenco com Mascherano que havia chegado para jogar de volante, e Touré Yaya que já era um grande jogador, Pep Guardiola manteve o jovem canterano no elenco e foi lapidando a joia que havia sido produzida em La Masia.

Com o passar do tempo, Busquets foi capaz de colocar Touré Yaya no banco de reservas pela sua qualidade, e hoje se tornou em um dos melhores volantes do mundo, tudo isso sem precisar ganhar experiência em um clube menor e, evoluindo na própria equipe principal, mesmo ao redor de várias estrelas mundiais na época.



Com Samper deveria acontecer a mesma coisa, atualmente ele já tem totais condições de ser reserva direto do Busquets, pois o estilo de jogo dos dois são muito parecidos. O jovem possui extrema qualidade na saída de bola, nos passes, no posicionamento e nas coberturas defensivas. Em um eventual desfalque do volante titular, Samper poderia substituí-lo mantendo a mesma qualidade, e com isso evoluindo e ganhando mais experiência, para que em um futuro próximo ele estar pronto para assumir a titularidade absoluta.

Além disso, não existe outro jogador no elenco atual do Barça que seja capaz de substituir Sergio Busquets com a mesma qualidade.

O jovem precisa ser o futuro desse meio-campo do Barcelona, pois além de possuir todo o potencial necessário, é mais uma revelação da cantera, fato que representa muito para o clube e a torcida catalã. O Barça ainda pode se arrepender muito por não dar oportunidades ao jogador hoje.


Comentários