Dembélé é um forte candidato ao prêmio da Bola de Ouro no futuro próximo

O francês não é apenas um driblador, mas só Lionel Messi e Neymar driblaram mais que ele na temporada passada


"Dembélé é o jogador mais talentoso que eu já treinei até agora. Tecnicamente é um superdotado. Quando o duelo Messi-Cristiano acabar, será um firme candidato a Bola de Ouro", disse Thomas Tuchel, ex-treinador de Dembélé no Borussia Dortmund, mostrando toda sua admiração pelo jovem francês.

Assim que Dembélé chegou ao Dortmund, desde a pré-temporada ele começou jogando em várias posições, Tuchel buscava incansavelmente pela sua posição ideal. Jogou como ponta, caído pela esquerda, pela direita, de meia-atacante. Na incansável busca de Thomas Tuchel, Dembélé acabou desempenhando um papel decisivo: ser o desequilíbrio. Sua incrível condição e controle das duas pernas, juntamente com sua velocidade e grande arrancada, lhe permitia jogar em qualquer lado, dominando o ritmo e criando boas situações de gol sempre que pegava na bola.

Aonde Dembélé joga melhor?



A combinação de uma grande criatividade, tremenda ousadia e o dom de ser imprevisível, fizeram de Dembélé um jogador indispensável durante a temporada 2016/17, em qualquer que fosse sua posição.

Na França, estreio no profissional jogando pela esquerda, mas passou pela direita e meio-campo, que foi a posição em que mais foi produtivo: 7 gols e 2 assistências em 6 partidas. Na Alemanha, diferente do que se pode pensar, Dembélé jogou mais no centro do ataque (23 partidas) do que pela esquerda (15) e pela direita (9).

Em suas primeiras 10 partidas na Bundesliga, Dembélé começou ocupando o lado esquerdo em sete delas, dando 3 assistências e marcando um gol. Gradualmente, muitas vezes, no decorrer de um jogo, Tuchel foi rodando o garoto por outras posições. Se algo chamou atenção no francês em seus primeiros meses no futebol alemão, além da velocidade e facilidade para driblar, foi sua sagacidade em dar passes para gol. Driblando de um lado para outro, sempre procurando o companheiro melhor posicionado para dar passes com a velocidade e precisão perfeita, deixando os companheiros em ótimas condições para marcar o gol. No Dortmund, Dembélé não jogava para marcar, mas sim para que seus companheiros marcassem. Especialmente Aubameyang, o mais beneficiado.

O que o Barça pode esperar do jogador?

Não há dúvidas de que Dembélé suprirá muito bem a perda de Neymar. Com sua chegada, Lionel Messi poderá jogar mais focado na área do gol, ao invés de ter que jogar pelo meio armando todas as jogadas de ataque. Acredito também que Suárez será o mais beneficiado dos jogadores em campo, pois agora não precisará sair tanto da área para construir jogadas como fez nos dois jogos da Supercopa. Com Dembélé entrosado, bastará o uruguaio focar em fazer o que faz de melhor, que é se posicionar perfeitamente e finalizar com fatalidade.

Apesar de não ter sido, em sua carreira até agora, propriamente um fazedor de gols, a finalização desse jovem francês também é um ponto muito forte. Chuta forte, com precisão e, o mais importante, é que finaliza bem com as duas pernas, podendo a qualquer momento surpreender os goleiros.



O tempo dirá se um dia Dembélé estará entre os candidatos a ganhar uma Bola de Ouro. Difícil dizer. No futebol não se pode ter certeza de absolutamente nada. O próprio Neymar era apontado com muita certeza de que iria vencer esse prêmio antes mesmo dos 25 anos de idade, mas só ficou no pódio até hoje uma vez após o grande ano de 2015. Depois disso, a premiação foi ficando cada vez mais distante para o brasileiro.

O que podemos ter certeza é do que é transmitido para nós quando vemos Dembélé jogar seu futebol, que é uma sensação de que esse jogador é diferenciado. Jogando em um clube gigante como o Barcelona, as suas chances de vencer esse prêmio se tornam maiores do que as de qualquer outro jogador que esteja jogando em outros clubes, com exceção do Real Madrid.



Comentários