O troféu Joan Gamper foi criado no ano de 1966, e é considerado um dos mais prestigiosos da Espanha.
Enric Llaudet foi o criador e impulsor do torneio para apresentar a equipe ao inicio da temporada e, para arrecadar mais dinheiro ao clube.
O FC Barcelona pretendia fazer com que esse torneio tivesse uma repercussão para competir com os torneios já existentes Teresa Herrera em La Coruña e Ramon de Carranza em Cádiz.
O propósito dos dirigentes blaugranas tinha um triplo significado. Por um lado, reunir as melhores equipes do mundo, por outro, aproveitar a disputa do torneio para apresentar a equipe para toda a torcida do Barça antes do início da temporada, e por último, ingressar dinheiro aos caixas do clube.
Depois de várias propostas para dar um nome ao troféu, os dirigentes blaugranas junto com Llaudet como presidente, se decidiram em homenagear o fundador do clube Joan Gamper, um suíço que morava em Barcelona e que em mais de uma ocasião, por amor as cores, salvou o clube de desaparecer em suas primeiras décadas de nascimento.
![]() |
Fundador do clube Joan Gamper |
A primeira edição (a única disputada durante 3 dias) participaram: Barça, Anderlecht da Bélgica, Nantes da França e Colonia da Alemanha. Em 30 de agosto, o Barça inaugurou o torneio derrotando o Anderlecht por 2-1. O primeiro gol do torneio foi marcado por Fusté aos nove minutos de jogo, e o segundo foi obra de Zaldua. Na final o Barça venceu a Colonia por 3-1 e o capitão José Antônio Zaldúa, levantou pela primeira vez o troféu que levava o nome do fundador do clube.
O presidente do Barça, Enric Llaudet, não pôde esconder certa decepção após o torneio, já que apesar do sucesso esportivo, o público no torneio não foi agradável. "Certamente, o torneio tem sido um sucesso esportivo, porque ele teve bons jogos de alta qualidade. No entanto, tenho sofrido uma decepção ao verificar os torcedores. Lamento que uma entidade como a nossa não tenha tido uma colaboração de sua massa social porque, creio, que se tenha oferecido a oportunidade de presenciar um interessante torneio por um preço muito acessível", disse o presidente do Barça.
Llaudet então propôs que a participação de alguma outra equipe espanhola, pudesse atrair mais público para o torneio, e na segunda edição foi convidado o clube Atlético de Madrid.
Desde 1997 o torneio se disputa com apenas uma partida para não desgastar tanto os jogadores para o início da temporada, e otimizar o investimento econômico representada pela organização.
Temporada após temporada, o Troféu Joan Gamper continua sendo uma obrigação para todos os torcedores de futebol em Barcelona, que em edições recentes tende a encher o estádio Camp Nou, com público perto dos 100.000 espectadores. Uma influência muito maior do que se registra em muitas partidas da La Liga e inclusive partidas da Champions. Por isso este troféu é considerado como um dos mais importantes da Espanha.
Das 40 edições, o Barça venceu 30. O Internacional de Porto Alegre foi a única equipe fora do continente europeu a vencer o troféu, em 1982.
Hoje o Barça enfrenta a Chapecoense pelo Troféu Joan Gamper, mas acima de tudo o convite do Barcelona foi como uma forma de homenagear o clube de Chapecó que sofreu uma grande tragédia no ano passado. Sem dúvidas o estádio deve fazer algo bem bonito.
Fonte: http://www.webdelcule.com/varios/torneo-gamper.html
Comentários
Postar um comentário
Curtiu o post? Ta curtindo o blog? Deixe sua mensagem falando o que ta achando e se gostar recomende para os amigos. Valeu galera!