Problemas que foram acumulados deixam o Barça perto de uma crise

A equipe catalã vem acumulando sérios problemas desde a saída de Xavi e a decadência de Iniesta


O Barça foi mais uma vez sucumbido por uma equipe neste ano, dessa vez pelo nosso maior rival Real Madrid, tornando a pancada bem maior.

O clássico revelou mais uma vez os grandes problemas que o Barcelona vem acumulando ao longo desses anos, problemas que foram "jogados pra de baixo do tapete" em 2015 com o grande entrosamento do trio de ataque, que fez com que a equipe obtivesse muito sucesso.

Os problemas foram se acumulando durante esses anos, nada foi feito para se resolver, não pensaram no futuro do clube e nem no que poderia acontecer se esses problemas continuassem sendo mantidos, foi se tornando uma bola de neve, e hoje, o clube, a equipe e toda a torcida culé, sofre muito com a situação que se encontra o Barça.



Com a decadência natural de Xavi e Iniesta, o Barcelona precisaria correr atrás de jogadores que pudessem suprir essas ausências futuras e manter o mesmo nível de qualidade da equipe, coisa que não é fácil, mas também não é difícil.

Entretanto, preferiram não enxergar essa realidade, acharam que Xavi, Iniesta, Busquets e o próprio Messi, seriam eternos. 

Uma equipe que ainda vive de suas estrelas do passado próximo, que não conseguiu rejuvenescer seu plantel com jogadores de qualidade que poderiam aos poucos substituir os grandes jogadores que estivessem entrando em decadência, e assim renovar a qualidade da equipe por mais anos.

Em 2014/15, Rakitic foi o escolhido para substituir Xavi que já vinha perdendo o alto nível físico. Nessa temporada o croata realmente mereceu ocupar essa vaga, jogou muito bem e foi um dos mais importantes na conquista da Liga dos Campeões.

No entanto, era evidente que Rakitic não tinha nem metade da qualidade de Xavi e que aquela fase não duraria por muito tempo, o correto seria buscar por um jovem que pudesse entregar um talento parecido no futuro, que seria hoje, mas preferiram deixar as coisas caminharem do jeito que estavam.



Iniesta hoje também já passou de seus limites físicos, não suporta mais manter a mesma qualidade de anos atrás, e nem se manter durante os 90 minutos em campo, mas ainda é um jogador insubstituível por qualquer reserva que esteja no Barça, não existe substituto à sua altura. Sergi Roberto que foi preparado para esse momento, até agora não conseguiu mostrar qualidade necessária para isso, e talvez nem a tenha.

Não quiseram manter Daniel Alves, logo no momento em que nem se tinha um lateral à altura para substituí-lo, e até hoje sofrem com isso.

Não conseguiram manter Neymar no clube que era o presente e o futuro, que seria o sucessor da principal estrela do clube, jogador que poderia manter o nível de competitividade da equipe quando Lionel Messi estivesse em decadência, e agora o Barcelona deve sofrer para encontrar esse sucessor.

Ou seja, a falta de planejamento é um dos maiores problemas que se deixou acumulado durante esses anos, não pensaram no futuro, e quando pensaram, pensaram de forma errada, não souberam rejuvenescer a equipe com os jogadores certos.

O Barça não consegue renovar seu elenco para o futuro

Além do mal planejamento para o futuro do clube, outro problema que existe no Barça desde alguns anos é ter um banco de reservas muito fraco.

Existe um abismo que diferencia a qualidade do time titular para o time reserva, e olha que o titular nem está tão bom assim, então imagine o reserva...

Incrivelmente nos últimos anos, o Barcelona não soube contratar ou subir da base jogadores de certa qualidade para compor o elenco, mantêm no banco de reservas atletas que não tem capacidade alguma de mudar uma partida, jogadores fracos tecnicamente para o nível exigido de um grande clube.

Exemplos não faltam: Rafinha, Munir, Mathieu, Douglas, S. Roberto, Dênis Suárez, Vermaelen, Sandro, Vidal, Arda Turan, Digne, Paco Alcácer, André Gomes e agora Deulofeu.


O próprio Real Madrid mostrou na última temporada que para se obter grande sucesso nas principais competições é necessário ter um banco de reservas que seja capaz de manter quase o mesmo nível da equipe titular, fazendo com que em certos momentos os principais titulares da equipe possam descansar, para chegarem na reta final em alto nível físico e mental.

Ou seja, a falta de planejamento para rejuvenescer a equipe mantendo a mesma qualidade, e a falta de competência para contratar e revelar jogadores capazes de compor um elenco como o do Barça, foram os principais problemas acumulados durante esses anos.

Pequenos problemas que foram se acumulando e, hoje se tornam o maior problema de um clube que estava acostumado a ser o melhor durante os últimos anos, não estão sabendo lidar com essa situação, caminhando assim para uma crise.

Se os problemas forem mantidos e acumulados por mais algum tempo, o próximo passo será o Barcelona não passar da fase de grupos de uma Liga dos Campeões ou até mesmo nem se classificar para tal. Sei que parece exagero pensar assim hoje, mas quem também imaginava que Milan, Inter de Milão, Man. United ou Liverpool, se encontrariam na situação que vivem hoje?!


Comentários