60 anos do maior estádio da Europa: Parabéns Camp Nou!

O Camp Nou foi inaugurado no dia 24 de setembro de 1957, com mais de 90.000 torcedores que preencheram as arquibancadas.


Três anos após a colocação da primeira simbólica pedra - 24 de março 1954 - o monumental coliseu blaugrana, popularmente conhecido como Camp Nou, abria suas portas. Uma história cheia de obstáculos, que o presidente Augustí Montal i Galobart iniciou em 1950, quando comprou um terreno no limite municipal de Barcelona.

O projeto para o novo estádio foi encomendado a Francesc Mitjans, um arquiteto inovador e visionário. Contou com a colaboração de Alfons Soteras e Lorenzo García-Barbón. O custo, que foi aumentando gradualmente, finalmente se elevou para cerca de trezentos milhões de pesetas. Para o dia da inauguração em 24 de setembro, se previa um tempo fechado, mas no momento da verdade o sol brilhava. No início da manhã, os trabalhadores ainda estavam terminando alguns detalhes.



Desde então, o estádio tem sido um palco para as grandes estrelas, que protagonizou momentos históricos. Um dois mais marcantes, foi o gol de Cruyff contra o Atlético de Madrid.

  
Também foi vivido grandes momentos de emoção, em que o Camp Nou se transformou completamente para homenagear grandes figuras do barcelonismo. As despedidas de Kubala, Guardiola e Xavi são belos exemplos.


A homenagem para Johan Cruyff, devido a sua morte em 2016, foi um dos momentos mais emotivos. O Camp Nou exibiu o mosaico 'Gracies Johan' na primeira partida depois de seu adeus, que foi justamente em um El Clássico.



Mas se tem algo que o Camp Nou mais se sente orgulhoso, foi de ter acompanhado o crescimento do maior jogador da história do clube e do futebol, Lionel Messi. O argentino fez sua estreia contra o Albacete em 1 de maio de 2005 marcando gol. O primeiro gol de muitos.

Até hoje, Leo coleciona ano após ano diversos gols antológicos dentro do Camp Nou. O mais marcante de todos eles, foi o gol 'maradoniano', que Messi marcou contra o Getafe em 18 de abril de 2007, quando ainda tinha apenas 19 anos.


Recentemente, o Camp Nou foi o cenário da maior virada da história do futebol. A famosa remontada, aconteceu diante do PSG, pela Liga dos Campeões, após perder por 4-0 fora de casa e reverter o placar por 6-1 no Camp Nou. Apesar do maior protagonista da remontada ter sido o brasileiro Neymar, essa é foto mais emblemática desse acontecimento, e uma das mais simbólicas de toda a história do futebol. 


Uma grande reforma promete revolucionar o Camp Nou e torná-lo no melhor estádio do planeta. Ele que hoje já é o maior da Europa e um dos maiores do mundo no quesito capacidade, acomodando quase 100 mil torcedores, vai estar muito mais lindo e moderno dentro de alguns anos, além de aumentar sua capacidade para cerca de 105 mil torcedores.

Comentários