Com o elenco definido, como deverá jogar esse novo/velho Barça?

Ernesto Valverde naturalmente vai ter muito trabalho para encontrar o time ideal e fazer esse Barça voltar a ser temido


Finalmente a janela de transferências se encerrou e as especulações acabaram por enquanto. Já sabemos o elenco que Valverde terá nas mãos para levar a equipe rumo às vitórias. Não é exatamente o elenco que o treinador gostaria de encontrar no Barcelona, mas sem dúvidas é um elenco muito melhor do que ele estava acostumado a trabalhar.

Saíram: Neymar, Mathieu, Masip e Marlon (Sem contar jogadores que já estavam emprestados na temporada passada, voltaram nessa e, foram emprestados de novo).
Chegaram: Dembélé, Paulinho, Semedo, Deulofeu e Vermaelen.

Não há dúvidas de que dos que saíram, o único que vai fazer falta é Neymar, que foi uma perda muito impactante para o clube. Já dos que chegaram, o grande reforço é Dembélé, que chegou exatamente para suprir a perda impactante de Neymar. Paulinho e Semedo também são bons reforços.

O brasileiro Paulinho não era nem de longe a contratação ideal, mesmo assim possui características que podem ajudar muito o Barcelona.

Semedo parece ser o lateral com mais capacidade no momento para substituir Daniel Alves. Não possui a mesma técnica e inteligência ainda, mas possui muita velocidade e habilidade.

Considerando o preço pago por Deulofeu, uma recompra por apenas €12M, podemos dizer que não foi um mal reforço. Além disso, o jogador pode ajudar bastante quando for necessário.

Vermaelen é o reforço com mais questionamentos. Na verdade, o zagueiro voltou de empréstimo da Roma, aonde não conseguiu desenvolver seu futebol, o Barça esperava conseguir vendê-lo nessa janela, no entanto, o jogador acabou ficando no elenco e Valverde disse que confia no zagueiro para essa temporada. O belga é um bom defensor sim, mas sofre muito com lesões. Se conseguir se estabilizar nessa temporada, pode ser útil ao clube catalão.



Ainda é cedo para ter uma análise mais profunda do que irá fazer o treinador com esse elenco. Ainda não se sabe se ele irá manter a formação da temporada passada e apenas adicionar Dembélé no lado esquerdo, ou se ele irá optar por algo diferente. Mesmo assim, acredito que a ideia inicial deve ser manter a mesma formação, ou seja, Dembélé jogará caído pela esquerda, Suárez como referência no centro do ataque e Messi, na teoria, jogando pelo lado direito, mas na prática ele continuará flutuando pelo campo inteiro com liberdade.

Outra opção pode ser deixar Suárez e Dembélé avançados no ataque, com Messi vindo de trás como um meia-atacante, formação essa que tenho quase certeza que será testada pelo treinador.

A titularidade de Paulinho deve ser conquistada aos poucos. Com o passar do tempo, o treinador vai perceber que o brasileiro não pode ficar de fora da equipe titular e essa vaga deve ser tomada do croata Rakitic. Sabemos também que Iniesta não conseguirá jogar todos os jogos, com isso, sua vaga deve ser preenchida por Rakitic, ou até mesmo Dênis Suárez ou André Gomes, vai depender da situação do jogo.

Na lateral direita, Nélson Semedo chegou para ser titular e é o mais capaz no elenco hoje para isso. Porém, Valverde ainda não deixou claro quem ele vai utilizar na lateral, durante esse início de temporada ele já jogou com Semedo, Vidal e até mesmo Sergi Roberto novamente. Vamos aguardar para ver o que pensa o treinador em relação a isso, mas certamente o português Nélson Semedo deve ocupar essa vaga com qualidade.


Por enquanto é isso, dia 12 no jogo da Liga dos Campeões contra a Juventus, teremos uma noção melhor do que Valverde pretende para seu time titular e qual formação jogar. Mesmo assim, é bom já ficarmos cientes de que essa adaptação de elenco e formação deve demorar pelo menos um semestre e esse time só deve estar pronto no começo do ano que vem.

Enquanto isso dependeremos mais do que nunca de Lionel Messi para resolver as partidas. Ainda bem que temos ele e podemos confiar pelo menos nesse início de temporada para manter nosso time na disputa das competições, mas no segundo semestre precisaremos de uma equipe pronta se quisermos terminar a temporada campeões de algo.

Comentários