O que está acontecendo com o nosso 'El Pistolero'?

Luis Suárez já chegou a ser o melhor centroavante do mundo. No entanto, hoje o camisa 9 vive um péssimo momento

Suárez sente que não vive um bom momento

Suárez não começou a temporada nada bem, os números do centroavante até aqui são muito fracos. Foram 9 jogos e apenas 2 gols marcados. Sendo 1 contra o Espanyol na goleada por 5-0, quando o jogo já estava definido; e 1 contra o Girona na vitória por 3-0, quando o placar também já estava praticamente definido.

Além dos números fracos, suas atuações a cada jogo deixam escancarado que o uruguaio não vive um bom momento. Errando muitos passes, se precipitando nas jogadas, pouco eficaz nos dribles e principalmente nas finalizações, quesito que sempre foi o seu ponto mais forte.

Com essa má fase, o Barcelona acaba sofrendo muito em seu poder ofensivo, que já perdeu muita força com a saída de Neymar, e agora com esse péssimo momento que vive o uruguaio a equipe acaba dependendo quase 100% de Lionel Messi para ter ofensividade.



Falando em Neymar, talvez um dos motivos para que Suárez esteja passando por esse momento seja a saída do brasileiro. Neymar era uma arma muito forte pelo lado esquerdo e o entrosamento com Luis Suárez era fatal. Inúmeras jogadas de efeito eram criadas pelo brasileiro, que já buscava Messi ou Suárez para servir uma bela assistência. Sem Neymar ao seu lado, Suárez acaba sentindo falta de receber belos passes por esse lado, embora Valverde tenha tentado resolver isso com Jordi Alba, que também chega muito bem no ataque para servir os atacantes.

Mas convenhamos que a saída do brasileiro não tem tanta influência assim pelo mal momento que vive Luis Suárez, considerando que essa fase já vem desde a reta final da temporada passada. O motivo também não é falta de chances criadas pela equipe, já que diversas vezes o uruguaio recebeu passes em ótimas condições, mas mesmo assim acabava finalizando muito mal, coisa que não estamos nem um pouco acostumados a ver do nosso 'Pistolero'.

Na temporada 2015/16, Luisito acabou sendo mais decisivo na reta final do que o próprio Lionel Messi, marcando vários gols importantes e garantindo a conquista da La Liga que estava sendo ameaçada. Nessa temporada o uruguaio também fez um feito histórico, desbancando Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia do campeonato espanhol e, além disso, sendo o maior artilheiro da Europa também. Em todas as competições ele havia marcado 59 gols em 53 jogos.



Certamente o que vem acontecendo com Suárez não dá para saber. Talvez seja uma queda de rendimento natural, já que ele está na casa dos 30 anos de idade. Se for esse o caso, é bom o Barça se preparar o quanto antes para ter um substituto à sua altura, caso contrário a equipe vai se tornar um time previsível e fraco ofensivamente.

Não precisa ser outro centroavante de referência, existem diversas possibilidades. Lionel Messi já vem jogando como falso 9, portanto, seria interessante apostar em um jogador ofensivo, porém, mais dinâmico e que jogue bem em outras funções do campo, como P. Coutinho. Com o brasileiro na equipe, o Barça poderia muito bem se desapegar de um centroavante de referência e jogar com Coutinho por um lado, Dembélé pelo outro (obviamente quando se recuperar) e Messi de falso 9. Time dinâmico e muito ofensivo ao mesmo tempo. Além de mais criativo e habilidoso.

Comentários