Andrés Iniesta é blaugrana do início até o fim

Iniesta finalmente teve seu contrato renovado, mas será um contrato diferente dos normais, será 'por toda a vida'

Iniesta assina uniforme especial: 'Para sempre' - LLUIS GENE / AFP

21 anos atrás, um garotinho chamado Andrés Iniesta chegava ao FC Barcelona com apenas 12 anos de idade. Segundo ele, sua chegada ao clube foi um pouco difícil, pois ficar longe de sua família era bem doído. "Tive uma sensação de abandono, de perda, como se tivesse arrancado algo de dentro". Mesmo sofrendo por ter que viver uma realidade diferente, longe de seus familiares e amigos de infância, Iniesta sabia que seguir esse caminho era o ideal para realizar seu sonho de se tornar um grande jogador do Barça. Hoje, com 33 anos de idade, Iniesta se vê não só como um grande jogador, mas como uma lenda do clube e da história do futebol.



Antes do início da temporada, havia uma grande dúvida sobre essa renovação. Algo internamente parecia incomodar Iniesta. Mas após o grandioso início da temporada, com o meio-campista voltando a ser importante para a equipe e fazer grandes jogos, essa dúvida parece ter acabado e enfim uma das renovações mais aguardadas do clube aconteceu.

A forma como trabalha Ernesto Valverde parece ter contribuído para isso. É visível que hoje a maior parte do elenco se sente importante, de um modo que não se sentiam na temporada passada com Luis Enrique. O novo treinador resgatou o futebol de vários jogadores, como por exemplo Jordi Alba, Rakitic, Mascherano, Denis Suárez e logicamente Iniesta.

Nesse estilo de jogo do novo técnico do Barça, os meio-campistas agora possuem uma importância muito maior para a construção das jogadas, importância essa que antes não se tinha tanto, quando o jogo da equipe priorizava mais a ofensividade do trio MSN. Voltando a ter um papel importante na equipe e tendo uma sequência maior de jogos do que tinha na temporada passada, Iniesta volta a jogar com mais entusiasmo e confiança. Claro que Ernesto Valverde também deve poupá-lo algumas vezes para preservar seu físico, mas a ideia é que o mago jogue o maior número de partidas possíveis, pois ainda é um dos jogadores mais importantes desse time como sempre foi.



A renovação 'para toda vida' que assinou Andrés Iniesta, não significa que o jogador estará no clube até o fim da sua carreira necessariamente. Será um contrato que se renovará de ano em ano e dependerá da vontade do jogador. Sua intenção é ficar no clube até seu corpo e mente permitirem e enquanto ele for importante para o Barça.

Iniesta declarou que não pensa em estar no clube só por estar, simplesmente por uma questão de honestidade com o clube que lhe deu tanto: "Minha vinculação e meu amor por este clube nunca levarão a confronto. Estarei aqui até que meu corpo e minha mente me digam. Minha intenção sempre foi estar aqui o maior tempo possível, mas sabendo que não vou estar aqui só para acompanhar, e sim para somar e ter significado no clube. É difícil para mim saber o que a minha cabeça pensará em maio ou junho, espero continuar sentindo o mesmo que agora".

Comentários