Os desprezados da equipe por Ernesto Valverde

O novo treinador já vem deixando bem claro que não pensa em contar com Paco Alcácer e Arda Turan


Alcácer chegou na temporada passada, teve muitos minutos e ótimos jogos com o antigo treinador Luis Enrique. O atacante quase sempre correspondia com boas atuações e alguns golzinhos. Um inclusive decisivo, na final da Copa do Rei, quando o espanhol teve que substituir Luis Suárez que estava suspenso. Já na atual temporada, as coisas ficaram bem diferentes, foram apenas 3 jogos, sendo 1 só como titular.

Paco Alcácer vem sendo preterido principalmente por conta da questão tática. Valverde vem buscando constantemente a formação ideal para essa equipe, mas uma coisa ele já deixou clara: quer manter Lionel Messi jogando de falso 9 como nos velhos tempos. Com isso, Luisito se vê obrigado a cair um pouco mais pela esquerda, mas mesmo assim o uruguaio não se prende somente a um lado e muda de posição conforme o seu instinto, aparecendo normalmente também centralizado na área.

Nesse modelo de jogo, Paco Alcácer não tem um encaixe ideal e isso foi comprovado na primeira partida da liga espanhola, quando Luisito estava lesionado e o espanhol ganhou a vaga. Nessa ocasião, o centroavante jogou pelo lado esquerdo e não foi nada bem tecnicamente e muito menos taticamente.



Além de não ter agradado o treinador, Alcácer se encontra hoje muito atrás na lista das preferências para o ataque. Messi, Suárez e Dembélé são os titulares. Denis Suárez, Aleix Vidal, Deulofeu são as primeiras opções para a função. Isso sem contar com os meio-campistas Sergi Roberto e André Gomes, que muitas vezes aparecem com essa preferência para jogar no ataque. Dessa forma, Paco Alcácer acaba sendo preterido da equipe. O mesmo acontece com Arda Turan.

Arda também é mais um jogador que poderia ocupar essa função na equipe. Porém, uma lesão no início da temporada dificultou as coisas para o turco, que mesmo antes disso já não fazia muito parte dos planos de Ernesto Valverde. Hoje, já recuperado, o cenário continua o mesmo e nem relacionado para as partidas ele vem sendo.

Já estava claro que Turan não fazia parte dos planos do treinador e do clube quando o Barça corria atrás antes do fechamento da janela para negociá-lo com alguma equipe. Aparentemente, o clube catalão teria tido um acordo com o Galatasaray, mas Arda Turan teria se negado a ir para o clube turco.



Arda foi contratado do Atlético de Madrid por conta de sua incrível técnica e versatilidade, podendo jogar pelo meio e também pelos lados sem problema. Tinha tudo para ser uma ótima contratação, mas algo ainda desconhecido fez com que sua passagem pelo Barça tenha sido desastrosa. Houve sim alguns bons lampejos do turco com a camisa blaugrana, porém, no contexto geral, sua passagem foi péssima e vai ficar marcada dessa forma.

Será apenas questão de tempo para que o Barcelona negocie esses dois jogadores e reforce o elenco com outras peças que esperemos que sejam mais produtivos que eles foram.

Comentários