A histórica 4° Chuteira de Ouro do ET Lionel Messi

Na última sexta-feira (24/11), Messi recebeu sua 4° Chuteira de Ouro por ser o maior artilheiro das principais ligas da Europa


A Chuteira de Ouro é um prêmio marcado por consagrar o excelente faro de gol dos centroavantes como Suárez, Cristiano Ronaldo, Ibra, Lewandowski, Cavani, Aguero, Diego Costa, entre outros. Mas a última temporada premiou um jogador totalmente fora dessas características de ser somente um camisa '9'. Na verdade, ela premiou um jogador que possui um repertorio completo das melhores características futebolísticas.

O argentino marcou 37 gols em 34 partidas pela liga, uma média de 1,09 por jogo. Com isso, Messi superou a marca de Ronaldo Fenômeno e superou também duas das quatro conquistas de Cristiano Ronaldo. O que vale muito a pena destacar, é que o gênio do Barça joga em uma função totalmente diferente da que joga o português, voltando muito mais para armar o jogo e ainda assim sendo decisivo com gols lá na frente. Além disso, presenteou diversas vezes Neymar e Suárez com pênaltis que poderiam aumentar ainda mais a sua marca de gols.

Um meia cerebral, que arma todas as jogadas da equipe, organiza o jogo e ainda deixa seus companheiros a todo momento de cara para o gol, receber um prêmio como esse é algo para ficar na história. Isso vira fato quando olhamos para outros meias geniais como Ronaldinho Gaúcho, Zidane e Maradona, que nunca conquistaram esse prêmio.



Dos 37 gols, Messi fez:

9 gols em chutes de fora da área.
5 começando a criação fora da área e recebendo de volta dentro para matar.
2 roubando bolas.
2 em cobranças de faltas.
6 em pênaltis.
2 fazendo fila nas zagas adversárias.
3 finalizando para decidir partidas no fim contra Real, Atlético de Madrid e Sevilla.

Totalizando 29 gols. Restando apenas 8 gols que o argentino fez nas características de um centroavante que se posiciona muito bem e aguarda pela criação da sua equipe para apenas finalizar ao gol. Provando que os outros jogadores apenas se comparam a ele nos números.



Uma Chuteira de Ouro que não premiou apenas o melhor camisa 9 do mundo, mas também o melhor camisa 10, camisa 11, camisa 7 e camisa 8 do mundo. Esse prêmio é a prova viva de quem é realmente o jogador mais completo do planeta na atualidade e de todos os tempos.

Comentários