Jordi Alba e Sergi Roberto, os laterais especialistas em assistências

Sergi Roberto e Jordi Alba são os dois defensores com mais assistências nas principais ligas europeias, junto com Kimmich e Azpilicueta

As duas duplas mortais do Barça

A importância dos laterais no esquema de Ernesto Valverde está sendo crucial nessa temporada do Barça. A saída de Neymar e sua verticalidade obrigaram o novo treinador a encontrar uma solução para essa falta de profundidade que ficou na equipe. Jordi Alba e Sergi Roberto subiram ao palco para preencher essa lacuna.

Alba está fazendo uma de suas melhores campanhas com o grande Barça dessa temporada e sua incrível conexão com Messi que é uma das verdadeiras dores de cabeça para os treinadores rivais. O Roberto, entretanto, está fazendo uma temporada notável e terminou o primeiro turno se estabelecendo de novo como o lateral direito titular da equipe, apesar da contratação de Semedo que na teoria chegaria para ser a primeira opção dessa posição.



OS DEFENSORES COM MAIS ASSISTÊNCIAS DAS GRANDES LIGAS DA EUROPA

Os dois ganharam confiança ao longo da temporada e se tornaram essenciais no time titular de Valverde. E os números dão motivos ao técnico. Jordi Alba e Sergi Roberto são os dois laterais e os defensores com mais assistências nas principais ligas europeias com um total de seis passes na liga cada um. Também entram nessa lista Joshua Kimmich, lateral do Bayern de Munique e César Azpilicueta, lateral que foi convertido para zagueiro no Chelsea, ambos também com seis assistências.



Jordi Alba sempre se destacou pela sua velocidade e ultrapassagem nas costas dos defensores rivais. Essa qualidade adicionada a uma inteligência de visão sobre os companheiros lhe dão uma arma poderosa para o ataque. Messi é o grande beneficiado. Um jogador canhoto servindo outro jogador canhoto.

Sergi Roberto é meio-campista de origem, portanto, seu instinto de visão de jogo e passe refinado lhe dão essa vantagem para jogar na lateral, além de claro ser um jogador com muita velocidade. O lateral destro acaba distribuindo assistências para outro destro, Luis Suárez, um centroavante que se posiciona perfeitamente para aproveitar esses passes que precisam apenas de um último toque para o gol.

Comentários