O renovado Rakitic de Ernesto Valverde

Rakitic voltou a sua boa forma com Valverde, sendo mais importante agora na organização do jogo


Valverde parece ter encontrado a sua formação ideal para esse Barcelona. O 4-4-2 dá uma força maior para o meio-campo e o ataque continua sendo mortal com Messi e Suárez. Contra o Real Betis, jogaram Busquets e Rakitic pelo centro e André Gomes e Sergi Roberto pelos lados. O croata teve um belo destaque mais uma vez quando teve a inteligência de se infiltrar no espaço vazio como elemento surpresa e receber um ótimo passe de Suárez para marcar o gol.

Rakitic está sendo um dos jogadores mais beneficiados com a chegada do novo treinador. O croata deixou de ter um papel limitado de apenas cobrir o lado direito e está sendo peça-chave na construção do jogo e na recuperação da bola no meio-campo. O meio-campista está sendo tão importante que ainda não podemos nem exigir que Paulinho seja titular, apesar do bom futebol que vem jogando o brasileiro.



Valverde gosta de ver o croata jogando mais ao lado de Busquets fazendo quase o mesmo papel. Rakitic já está tão adaptado a fazer esse papel que muitas vezes o treinador poupa o volante catalão e deixa o croata assumindo essa função que é a mais importante nesse sistema de jogo do Barça desde a época de Guardiola.

O camisa 4 do Barça deixou definitivamente o lado direito do campo, posição em que lhe afastava do jogo da equipe e limitava o seu estilo de jogo e suas características. O fato de que Messi hoje pode receber a bola muito mais a frente, faz com que Rakitic volte a ter um papel importante na construção do jogo, já que na temporada passada era o próprio argentino que tinha que voltar para fazer essa transição entre o meio-campo e o ataque.

"É um prazer jogar cada dia com Leo Messi", disse Rakitic | Miguel Ruiz - FCB

Rakitic jogou praticamente todos os jogos com Valverde. O ex-jogador do Sevilla já jogou 32 jogos nessa temporada: 20 na La Liga, 6 na Liga dos Campeões, 4 na Copa do Rei e 2 na Supercopa da Espanha. O croata soma 2.362 minutos nessa temporada, destacando os 1.632 que ele jogou apenas pela liga espanhola.

Na temporada passada, seu desempenho foi mais irregular e ele combinou jogos como titular e jogos entrando no segundo tempo. Na última temporada, ele jogou 597 a menos do que jogou nesse momento da temporada atual, que seria cerca de 6 jogos a mais do que no ano passado. O croata se tornou essencial para Valverde e os números provam isso.

Comentários