O que esperar do Barcelona amanhã em Stamford Bridge

O Barça já está em Londres para enfrentar amanhã o Chelsea pelas Oitavas de final da Liga dos Campeões

Lionel Messi arrebentou, mas parou na forte defesa do Chelsea em 2012

Barcelona e Chelsea no papel tem estilos de jogo muito distintos. Enquanto um prioriza a marcação forte e a força física, o outro a posse de bola e a criatividade acima da média. No entanto, isso fica só no papel, ou em temporadas anteriores, pois Chelsea e Barça dessa temporada são mais parecidos do que parecem.

A equipe blaugrana nessa temporada, vem priorizando muito mais o jogo tático e defensivo do que priorizava anteriormente. Para se ter uma ideia, o Barcelona terminou a fase de grupos com a melhor defesa entre todos os times, tendo sofrido apenas 1 gol, e não acumulou derrota alguma. Porém, o ataque do time foi bem abaixo do que estamos acostumados, tendo marcado apenas 9 gols. O Chelsea por exemplo, que é conhecido pela marcação forte e as vezes é até chamado de time "retranqueiro", sofreu nessa fase de grupos 8 gols e 1 derrota, mas marcou 16 gols, quase o dobro do time de Ernesto Valverde.

Além de ter tido a melhor defesa nessa primeira fase de Liga dos Campeões, o Barça também tem a segunda melhor defesa da La Liga e das 5 principais ligas da Europa, tendo sofrido apenas 11 gols, atrás do Atlético de Madrid que concedeu 9 (quase impossível superá-los nesse quesito). O Chelsea na Premier League, está atualmente na 4° colocação e já concedeu 23 gols, além de ter sofrido 6 derrotas.



O primeiro duelo desse confronto será fora de casa, e o Barcelona longe do Camp Nou nessa temporada vem sofrendo muito na maioria das partidas para propor o jogo e ser ofensivo como de costume. Em Stamford Bridge, provavelmente teremos um jogo bem fechado e com poucas jogadas ofensivas de risco. Da mesma forma de quando o Barcelona foi visitar a Juventus ou o Sporting na fase de grupos, dois jogos "horrorosos". No papel, teremos um jogaço entre Chelsea e Barcelona, por serem duas camisas grandes da Europa e dois elencos de alto nível. Na prática, um jogo pegado, com cara de 0x0 ou 1 a 0 para qualquer um dos times.

O nosso diferencial para o Chelsea

Apesar de serem dois times que jogam de forma parecida nessa temporada, que priorizam a tática e o jogo defensivo, temos um diferencial, que é a nossa criatividade com a bola nos pés. Além disso, quando se tem o melhor jogador da história no seu time, tudo pode acontecer. Em um ou dois lances geniais, Messi pode decidir o jogo, ou até mesmo colocá-lo no bolso durante os 90 minutos.

A eficiência desse time também é um diferencial notável. Hoje o Barcelona é um time que sabe sofrer para aproveitar as pequenas oportunidades de matar o jogo lá na frente. Um exemplo recente aconteceu no último sábado, quando o Barça foi "dominado" pelo Eibar, mas venceu a partida por 0 a 2, pois soube ter precisão e eficiência nas horas certas. Sofreu e evitou de levar o gol, e quando chegou lá na frente não desperdiçou e marcou.

Comentários