C. Ronaldo e Messi disputam a bola em um amistoso em 2011 |
Falar sobre o fracasso de Messi está muito ligado com o sucesso de Cristiano Ronaldo. Os fãs de um não perdem tempo para inferiorizar o outro quando esse passa por um mal momento. Por isso existe a comparação e ela não pode ser ignorada. Se pelos clubes a "disputa" é bem mais equilibrada, pela seleção as coisas ficam muito indiferentes entre esses dois monstros do futebol.
O peso e tradição das camisas
CR7 na seleção de Portugal enfrenta uma pressão muito menor do que Messi na seleção da Argentina. Portugal não tem muita tradição em sua história, poucas vezes teve uma geração ótima, capaz de brigar com os gigantes de igual, e até pouco tempo não tinha conquistado nenhum título, até a Euro 2016. Sendo assim, Cristiano Ronaldo joga sem pressão nenhuma, sabendo que: se não vencermos, tudo bem, infelizmente não temos um time do nível dos grandes; mas se vencermos, é um bônus incrível e meus méritos terão uma relevância em dobro.
Já com Messi é totalmente o contrário. Desde que representa essa seleção após ser eleito o melhor do mundo, carrega um peso de ser por obrigação campeão por seu país. A Argentina é uma seleção com muita tradição e uma campeã do mundo, conquistou toda essa tradição sem Messi, e hoje com ele a expectativa era de que essa tradição aumentasse muito mais. Além disso, é uma seleção com grandes nomes do futebol mundial, como Mascherano, Di María, Higuaín, Agüero e recentemente Dybala. Com essa circunstância, o peso que fica pra ele é: se vencer, não fez mais que obrigação e o esperado, já que joga pela bicampeã mundial e ao lado de grandes jogadores; mas se perder, será um vexame histórico que ficará manchado na carreira e jamais vai ser esquecido.
Cristiano Ronaldo é "centroavante", já Messi é...?!
Além do peso que cada um enfrenta em suas respectivas seleções, existe uma vantagem também no estilo de jogo de Cristiano. Por ser hoje um jogador que procura o melhor posicionamento no ataque e uma bola para finalizar, o português depende menos do conjunto do seu time, já que qualquer bola que aparecer ele está bem posicionado para finalizar e é fatal nesse quesito. No Real Madrid por jogar junto com jogadores que criam excelentes oportunidades de gol pra ele muitas vezes por jogo, acaba marcando muito mais gols e tendo mais sucesso.
Com Messi é bem diferente, o fato de que ele precisa ter um time com o mínimo de organização é visível. No Barça, muitas vezes parece que ele também joga sozinho, mas a organização do time blaugrana favorece muito o argentino. Já na seleção, essa organização não existe. Leo tem por característica jogar um pouco mais recuado do ataque do que Cristiano Ronaldo. Ele flutua mais pelas zonas do campo, aparecendo como meia, ponta direita, segundo atacante e as vezes até volante. Participa muito mais do jogo. Sua função é: iniciar a jogada que vai ocasionar chance clara de gol. Por isso precisa muito mais de um time bem organizado e que sabe o que fazer quando ele estiver com a bola nos pés. Por não ficar a todo momento dentro ou próximo da área, acaba não tendo as chances que Cristiano tem para marcar e se consagrar mesmo quando não estiver jogando bem. Mesmo assim, marca tantos gols quanto o português, tendo inclusive uma média superior a ele nesse quesito na carreira até aqui.
Comentários
Postar um comentário
Curtiu o post? Ta curtindo o blog? Deixe sua mensagem falando o que ta achando e se gostar recomende para os amigos. Valeu galera!