A polêmica e inteligente contratação do brasileiro Malcom

Após ter adquirido o talentoso Arthur na equipe, o Barça surpreendentemente fecha a contratação do jovem Malcom


Foi surpresa para todo o mundo do futebol o acordo definitivo entre o Bordeaux e Barcelona pelo atacante Malcom. Isso porque já estava tudo certo para o brasileiro desembarcar na tradicional equipe da Roma, inclusive um anuncio informal por ambos os clubes envolvidos foi feito via Twitter e o jogador já se preparava para pegar o vôo e tornar tudo oficial.

Mas o que ninguém esperava era que os dirigentes do Barça pudessem atravessar essa negociação antes mesmo do jogador embarcar no avião e convencer tanto o clube francês como o brasileiro a fechar um acordo com o clube catalão. Haverá várias opiniões sobre esse acontecimento, realmente não foi algo comum e houve sim uma falta de bom-senso por parte do Barcelona, porém, esteve tudo dentro das normas do futebol. Não havia nada oficial ainda, apenas um acordo verbal entre os clubes e o jogador, no meio disso, o Barça chegou, pagou mais e convenceu clube e jogador e fechar um acordo oficial, isso acontece mais do que imaginamos nesse meio esportivo, o problema é que ninguém anuncia um jogador antes de ter um acordo oficial, mas a Roma anunciou e por isso a repercussão e o vexame existiram.



Antes da contratação, o clube buscava fortemente por William do Chelsea. A ideia era ter mais um jogador de velocidade e drible como Dembélé no elenco. Porém, o brasileiro que participou da recente Copa do Mundo já é um jogador que vai completar 30 anos de idade e por isso poderia acrescentar ao clube apenas a curto prazo. Até na questão financeira o Barça obviamente iria sair perdendo, já que seu valor de transferência tenderia apenas a diminuir, considerando o preço que o clube blaugrana teria que pagar para tê-lo, que era algo em torno de 80 milhões de euros exigidos pelo Chelsea.


Ao contrário disso, o clube percebeu Malcom, um jogador de apenas 21 anos, que estava arrebentando no futebol francês, demonstrando enorme potencial para se tornar um grande jogador, além de se encaixar perfeitamente no perfil que o clube buscava no momento. Pra ficar perfeito, sendo vendido por um preço bem razoável para a Roma. Não querendo cometer o mesmo erro que cometeu com Dembélé, quando não conseguiu contratar o jogador ainda do Rennes por um valor baixo e um ano depois foi obrigado a pagar uma quantia absurda pelo jovem de 20 anos, o Barcelona se moveu rapidamente e pagou “apenas” 42 milhões de euros pelo brasileiro que futuramente deverá estar valendo no mínimo o triplo.

Malcom chega para disputar posição com Dembélé. Ainda não dá para ter muita noção do que planeja o treinador do Barça para esses dois jogadores. O normal seria dar continuidade ao Dembélé que no final da temporada fez grandes partidas e adquiriu confiança, além de ser um jogador de características diferenciadas. No entanto, o brasileiro ex-Corinthians tem totais condições de surpreender positivamente e conquistar a titularidade.

Comentários