De Ligt é prioridade para o mercado de inverno europeu

Segundo o jornal 'Sport', o Barça vem se preparando para contratar De Ligt no mês de janeiro de 2019


O Barcelona mudou seus planos em relação a Matthijs de Ligt, o jovem zagueiro do Ajax de Amsterdã: o clube blaugrana está o acompanhando há pelo menos dois anos e sua contratação no futuro estava bem planejada. No entanto, o clube parece ter decidido acelerar de forma radical esse planejamento, a ponto de fazer o zagueiro de apenas 19 anos ser prioridade para a próxima janela de transferências.

A razão para a mudança de planos aconteceu na Allianz Arena de Munique. Eric Abidal e Pep Segura foram até lá no dia 2 de outubro para assistir Bayern x Ajax e acompanhar de perto alguns jogadores, entre eles De Ligt.

Ambos ficaram impressionados com o desempenho do zagueiro holandês. O jogo terminou 1-1 e De Ligt fez uma partida muito notável, ao nível dos melhores zagueiros da Europa.



Seu desempenho tirou as dúvidas que ainda tinham os técnicos do Barça, que tinham a sensação de que De Ligt era um zagueiro mais para o futuro do que para o presente, já que só puderam o acompanhar em cenários de alto nível: o Ajax não domina há quatro anos a Liga holandesa, vem tendo pouca presença na Champions e, além disso, a seleção holandesa não se classificou para os dois últimos grandes eventos (Eurocopa da França em 2016 e Copa do Mundo da Rússia em 2018).

O único grande jogo em que De Ligt pode ser acompanhado foi a final da Liga Europa duas temporadas atrás (24 de maio de 2017 em Estocolmo), que o Ajax perdeu para o Manchester United. De Ligt tinha 17 anos, mas jogou 90 minutos da final.


A grande evolução do jovem holandês tem convencido Pep Segura e Eric Abidal de que De Ligt está preparado para assumir a responsabilidade de vestir a camisa do Barça.

A possível ausência de Samuel Umtiti a longo prazo (o francês ainda tem problemas no joelho e pode ser forçado a passar por uma cirurgia) e o crescimento imparável do holandês fez com que o Barça avançasse os prazos e estivesse pronto para assinar o mais cedo possível.

UM JOGADOR MUITO COTADO

O clube catalão acredita que a operação deve ser concretizada o mais rápido possível: caso contrário, o preço do jogador subirá rapidamente e uma espécie de leilão será aberta entre os melhores clubes da Europa em que o Barça perderia, dado em conta o potencial econômico de outras entidades, como Manchester City e PSG por exemplo.

As boas relações entre Barça e Ajax (o ex jogador do Barça, Marc Overmars, é o diretor esportivo do clube de Amsterdã) também colaboram para que a transferência seja feita em janeiro, antes que De Ligt se revalorize.

O seu preço atual varia entre os 35 e os 40 milhões de euros (embora o portal especializado Transfermarkt o classifique em 50 milhões), uma quantia que o Barça considera adequada para um jogador com potencial para o futuro e com condições ideais para se adaptar ao Barça já no presente.

Comentários