O Barça deve voltar para o 4-4-2?

A fragilidade defensiva da equipe nos últimos jogos abre uma discussão sobre o esquema tático

Coutinho marca, mas Barça perde para o Leganés - AFP

"Não podemos encaixar em todas as partidas". Palavras de Messi. O capitão blaugrana se mostrou consciente após mais um tropeço, dessa vez contra o Athletic Bilbao. O Barça sofreu cinco gols nas últimas três partidas, o que abre uma discussão sobre a volta do 4-4-2 utilizado na temporada passada, quando a equipe tinha muito mais consistência defensiva, porém, uma falta de criatividade ofensiva.

A essa altura na temporada passada, O Barça somava sete pontos a mais, tendo sofrido apenas dois gols, seis a menos que na atual temporada. Também marcaram mais: 23 gols contra 18 dessa campanha.

Antes do inicio da temporada passada, se falou muito sobre qual esquema o novo treinador do Barça gostava de jogar. Mas a discussão não durou muito, pois a lesão de Dembélé fez com que Valverde adaptasse rapidamente o 4-4-2 ao time, com Messi e Suárez na frente.



Nessa temporada, com a recuperação e adaptação de Dembélé, Ernesto Valverde ouviu o pedido da torcida e retornou ao habitual 4-3-3 barcelonico, encontrando lugar para Messi, Suárez, Coutinho e Dembélé jogarem juntos. As boas atuações e vitórias no início nos deu a sensação de que o Barça iria voar nessa temporada e que a formação ideal tinha sido encontrada. Porém, nos últimos três jogos, a fragilidade defensiva da equipe foi escancarada para todos.

Tudo indica que amanhã em Wembley contra o Tottenham, Ernesto Valverde vai iniciar o jogo com as características do time da temporada passada, no 4-4-2, recuado, priorizando a defesa e a posse de bola sem muita agressividade, porém, aproveitando ao máximo as oportunidades no jogo. Sabemos que não é a tática ideal, pois já sofremos na temporada passada jogando assim contra a Roma, no entanto, o Barcelona não pode mais continuar sofrendo tantos gols, e querendo ou não, um empate fora de casa contra a forte equipe do Tottenham hoje é lucro. Parece loucura dizer isso, mas hoje o Barça não é mais tão superior aos outros como em anos anteriores.

Comentários