Por que Vidal ainda não está jogando o que se esperava?

O jogador chileno vem sendo noticia depois de seu descontentamento com as últimas reservas


Arturo Vidal, o El King, como ele mesmo se chama, virou notícia após publicar em seu Instagram sua chateação por não estar recebendo tantos minutos quanto esperava por Valverde. O meio-campista chegou como uma das grandes contratações do Barça na última janela de transferências, mas por que será que um jogador com sua capacidade não consegue jogar tanto quanto deveria?!

Na verdade, seus minutos disputados vem diminuindo desde anos atrás. Em seu primeiro ano no Bayern, depois de ter feito grandes temporadas com a Juventus, ele foi um dos jogadores importantes para Pep Guardiola em seu último ano como treinador dos bávaros. Guardiola disse que Vidal era "um menino muito forte", e que "o que o diferencia dos outros é sua cabeça, sua mentalidade. Um jogador com muita chegada, com muito trabalho e muito bom, melhor do que pensa ". Naquela época, Guardiola usava Vidal no meio-campo, geralmente com Thiago Alcântara. Dois perfis opostos que se equilibravam fazendo um conjunto que, sem dúvida, deu bons resultados ao técnico catalão.



Com o passar da temporada, no entanto, o chileno estava avançando cada vez mais em sua posição: "Eu gostaria que Arturo jogasse um pouco mais à frente porque algumas partidas com adversários fechados não marcam gol quem está lá, mas quem aparece, quem chega de trás. Arturo entre linhas não é muito rápido e se não houver espaços entre as linhas você precisa de habilidade no espaço curto, e ele não tem isso. O que nós queremos dele é a habilidade de sair por trás e no jogo de passes", disse Guardiola sobre Vidal. Naquele ano ele terminaria jogando 2.048 minutos.

Com Ancelotti e Heynckes, nas próximas duas temporadas, o papel de Vidal continuou sendo quase o mesmo que terminou com Guardiola, jogando um pouco mais avançado. Porém, sua falta de habilidade em espaços curtos dificultaram um pouco o seu maior potencial, mesmo assim não deixou de fazer boas temporadas.

Os seus minutos por temporada seguiam diminuindo, foram 1.823 minutos jogados em seu segundo ano na Bundesliga, e 1.457 disputados no terceiro ano.


Com esses problemas e essas virtudes, veio Vidal para o Barça para substituir a saída de Paulinho que tinha se tornado um perfil de jogador importante para o elenco do time catalão.

O Barça e o Bayern são equipes que se caracterizam por dominar o adversário ao possuir a bola no chamado jogo de posição ou jogo de localização. A grande diferença entre os dois é que o Bayern não tem Messi, que para Arturo Vidal é o melhor jogador do mundo, como ele mesmo disse em uma declaração, enquanto ainda estava no clube da Baviera.




Na conclusão, o jogador chileno possui um perfil que o Barça precisava há algum tempo, um jogador com excelente vigor físico, forte, rápido e ótimo no apoio defensivo. Suas qualidades se encaixam muito bem no meio-campo do Barcelona em certas ocasiões. Valverde com certeza sabe de tudo isso e saberá o momento certo de colocar Vidal em campo, mas seu desempenho depende somente dele mesmo, quando tiver oportunidade não poderá decepcionar.

Comentários